Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Veja as dicas e saiba como manter os cabelos saudáveis no verão

O hair stylist lista algumas dicas para manter os fios bonitos e saudáveis na temporada; veja

Bruna Nastas Publicado em 02/03/2017, às 10h02

Veja dicas para lavar os cabelos - Shutterstock
Veja dicas para lavar os cabelos - Shutterstock

Os fios precisam de cuidados especiais no verão, já que são expostos a temperaturas elevadas, cloro, praia, vento e até mesmo poeira. E, com o passar dos dias, acabam ficando desidratados e danificados.

Para evitar que isso aconteça, o hair stylist Flavio Gomes, do salão 'Colour Day', ensina algumas dicas para manter os fios bonitos e saudáveis para a temporada. Confira:

- Use filtro solar capilar: "Os danos do fotoenvelhecimento capilar atingem a matriz, uma espécie de cimento entre as células do córtex, prejudicando a retenção da água. Este mesmo cimento, composto pelas ceramidas e que também une as diversas camadas da cutícula, degrada-se, deixando as escamas abertas, resultando em cabelos ásperos, ressecados, sem brilho e com as pontas duplas. O filtro solar capilar atua exatamente para proteger os cabelos deste processo e, além do mais protege o couro cabeludo que sofre também alterações com a radiação solar", explica. 

- Evite o sol em demasia: "Deve-se proteger os cabelos e couro cabeludo dos males do sol também com proteção física, como chapéus, bonés (já existe, inclusive, tecidos que protegem contra os raios UVA/UVB) e procurar evitar a exposição solar fora dos horários recomendado". Segundo Flavio, o filtro solar não faz milagre, por essa razaão, é importante evitar o sol para não desbotar a tonalidade dos fios.

- Lave corretamente: "Primeiramente é preciso fazer a escolha certa do shampoo e condicionador, preferencialmente que sejam de alta qualidade, pois irão dar a emoliência adequada aos fios e agirão dentro da necessidade dos fios. A maioria dos shampoos tem efeito “detergente’, ou seja, somente higieniza e não trata. Mas lembre-se, o uso errado ou exagerado prejudica ainda mais os fios e também o couro, então é fundamental remover todo o excesso dos produtos, assim impede o peso nos fios deixando-os mais leves e hidratados. No caso do de cabelo estar rígido evite a queratina porque vão deixa-los mais rígidos ainda. Para este caso é melhor o uso de máscaras. Outra coisa, para quem pratica esporte e academia é válido lavar o cabelo diariamente".

- Não durma com os cabelos molhados: No verão, esse é um hábito muito comum, mas a prática pode provocar o alojamento e a proliferanção de fungos no pulpo capilar.

- Invista na hidratação: Dependendo do tipo de cabelo, o profissional recomenda a hidratação semanal ou quinzenal. "O procedimento repõe as perdas com os nutrientes necessários. Há também “blends” na indústria cosmética que oferecem além da proteção FPS,  maciez, maleabilidade, proteção da cor, nutrição aos fios, de forma que atua  como um coadjuvante para elasticidade, maior proteção, resistência e manutenção do teor hídrico".

- Corte regularmente: Cortas as pontas secas e espigadas é muito importante para manter a saúde dos cabelos. "A perda de queratina e elasticidade enfraquece os fios e estimula a formação de pontas duplas".

- Evite chapinhas e escovas: Flavio alerta para não abusar desses truques e, quando o fizer, use sempre protetores térmicos que ajudam a proteger os fios.

- Evite prender os cabelos: "A queda de cabelo denominada alopécia de tração é causada por cabelos presos, muito repuxados, assiduamente. Evite esse hábito, pois enfraquece o couro cabeludo e, além disso, favorece a queda e a quebra dos fios. Também evite o uso de elásticos porque além de marcar as madeixas, na retirada dele, em geral, se arrebenta os fios".