Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Redemoinhos no cabelo: 5 dicas de como diminuir e domar este inimigo dos fios

Este ‘volume’ natural do cabelo, que sempre aparece no mesmo local, irrita as mulheres e atrapalha qualquer penteado. Hairstylist ensina truques de como extingui-los

Luiza Camargo Publicado em 11/06/2015, às 18h10 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Redemoinhos no cabelo: 5 dicas de como domá-los - Shutterstock
Redemoinhos no cabelo: 5 dicas de como domá-los - Shutterstock

Um dos maiores inimigos das mulheres quando o assunto é cabelo são os “redemoinhos”. Eles são aqueles famosos fios rebeldes que ficam levantados em determinada parte do couro cabeludo e, faça chuva ou faça sol, eles permanecem lá, com volume.

Em alguns casos, os remoinhos surgem nas franjas, dificultando ainda mais a harmonização do penteado. Felizmente, há algumas formas de amenizá-los ou esconde-los, mas é preciso ter muito cuidado.

Conversamos com a hairstylist Lela Athanásio, do Crystal Hair, do Rio de Janeiro, especialista no assunto. Ela deu algumas dicas de como “domar” estes fios rebeldes e esclareceu algumas dúvidas comuns sobre eles. Confira a seguir e livre-se dos indesejados redemoinhos!

Muitas mulheres têm redemoinhos no cabelo, que dificilmente saem. Quando acordam, logo está ele, na franja ou em outras partes do cabelo. Quais são as melhores formas de "domá-los”?
Primeiramente, a mulher não pode lutar contra os redemoinhos, que são naturais ao desenho dos fios. A secagem pode ajudar, sim, a diminui-los, assim como opções mais drásticas, como a escova progressiva, mas ela também muda o formato do fio, então isso fica a critério de cada mulher.

Há algum truque/dica fácil para amenizar os redemoinhos rapidamente?
Uma saída é apelar para o secador ou a chapinha (caso seja na franja). Não indico o uso de mousse, pois deixará os fios oleosos.

Tem como acabar com o redemoinho fazendo algum corte de cabelo diferente?
Uma dica é manter os fios longos e evitar cortes curtos. Quando os fios estão mais longos e, consequentemente, pesados, o redemoinho tende a diminuir. Outra dica é acompanhar o caimento natural dos fios e não adotar, por exemplo, uma franja lateral (quem tem redemoinhos na franja), pois não ficará bacana.

Nas franjas eles quase sempre aparecem. Quem gosta de usar a franja reta, mas não querer usar chapinha todo dia, o que pode fazer?
Pode ter a ajuda de um secador. E caso ela opte por secar os fios, o ideal é uma escova grossa e redonda para domá-lo. Os fios devem ser secados logo após o banho...

Eles são mais comuns em cabelos lisos? Por quê?
Não são mais comuns. Mas geralmente em fios lisos e finos eles ficam mais evidentes, pois como o cabelo não tem muito peso, fica mais "levantado".