Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Confira 10 dicas práticas para cuidar dos cabelos no inverno

Tomar banho com água muito quente, excesso de shampoo e não secar o cabelo podem deixar os fios ressecados nos dias mais frios do ano. Hairstylist dá dicas!

CARAS DIGITAL Publicado em 16/06/2014, às 11h55 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Bruna Marquezine, Taylor Swift e Kate Middleton - Divulgação/TV Globo/Getty Images
Bruna Marquezine, Taylor Swift e Kate Middleton - Divulgação/TV Globo/Getty Images

No inverno, não é apenas a temperatura que muda. Os nossos cabelos, influenciados pela temperatura, qualidade de ar e produtos que usamos, também podem passar por transformações. Por isso, é necessário que se tome cuidado com os fios nesta época do ano - para não deixá-los ressecados e frágeis. A hairstylist Sonia Nesi, do Studio de Beleza Sonia Nesi, dá dez dicas infalíveis para manter os cabelos saudáveis durante o inverno; confira!

+ 3 dicas rápidas para acabar definitivamente com o frizz do cabelo

+ Franja lateral vira tendência e conquista famosas como Giovanna Antonelli

1. Esqueça o banho quente – “sei que o banho quentinho no inverno é uma delícia, mas para os cabelos ele é um dos maiores vilões. Resseca, aumenta o frizz e retira os nutrientes do fio, aumentando a caspa, queda e fragilidade. Evite ao máximo”, sugeri Sonia. Uma dica da cabeleireira é tomar banho com água morna e finalizar com um jato de vento frio. “Isso ajuda a deixar o cabelo com mais brilho porque fecha a cutícula do cabelo”.

2. Baixa umidade do ar – “Com ar mais seco e a baixa umidade do ar o frizz aparece. Para conter esse mal passe silicone nas pontas e bem pouco ao longo dos fios”

3. Escolha o acessório certo – “A lã pode causar eletricidade estática ocasionando o frizz, devido ao atrito, por isso, na hora de escolher os acessórios como cachecóis e boinas a melhor opção são os tecidos que substituem esse material”.

4. Escolha os produtos certos – “A estação mudou e os seus produtos de cabelo também devem mudar. Converse com o seu cabeleireiro e escolha uma linha que irá atender as suas necessidades durante esse período”.

5. Água, muita água – “Durante o inverno é essencial ingerir muita água. Isso ajuda a hidratar e repor os nutrientes deixando os fios brilhosos e sedosos”.

6. Seque o cabelo sempre – “Nunca abafe o cabelo molhado, isso pode causar caspas e outras irritações. Seque sempre os fios”.

7. Renove o visual – “O corte de cabelo também pode ajudar a diminuir o frizz. A melhor maneira é optar pelos cortes em camadas discretas e evitar fios retos. Esses tipos de cortes são para dar volume aos fios. Aposte em desfiados leves. E lembre se que a manutenção do corte deve ser feita sempre de três em três meses, cabelo sem tesoura fica cheio de pontas duplas”, aconselha a profissional.

8. De olho na quantidade -“O excesso de shampoo também pode ser o causador do ressecamento. Basta uma moeda de 50 centavos para lavar os fios longos e uma de 10 para os fios curtos. O exagero resseca os fios”.

9. Mantenha a rotina – “Hidratações semanais com ampolas nutritivas e cauterizações quinzenais. Isso é fundamental para manter os fios sempre impecáveis”.

10. Truque final – “O finalizador é o grande truque final. Use sempre, durante os dias mais corridos passe o silicone, para os dias de festa aposte em finalizadores mais específicos”.