Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Como pintar o cabelo em casa: hairstylist dá dicas para evitar manchas

A seguir, um hairstylist indica o passo a passo para tingir o cabelo em casa e evitar manchas que deixam a cor do cabelo desigual

CARAS Digital Publicado em 06/11/2014, às 12h41 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Como pintar o cabelo em casa: hairstylist dá dicas para evitar manchas - Shutterstock
Como pintar o cabelo em casa: hairstylist dá dicas para evitar manchas - Shutterstock

Pintar o cabelo em casa só é uma boa ideia quando se está preparada para evitar manchas e irritações no couro cabeludo, que são consequências de um aplicação errada. A seguir, Vagner Mattos, hairstylist do Studio W, indica o passo a passo para tingir os fios e evitar o desbotamento.

- Indique o passo a passo para aplicar tinta no cabelo e evitar manchas

O cabelo precisa ser dividido em mechas horizontais para garantir que a tinta seja distribuída igualmente. “E na hora de aplicar, o certo é começar pela nuca”, indica Mattos. Depois, é só ‘subir’ de mecha em mecha. O método de aplicação evita manchas desde que o tom do cabelo que receber a tintura esteja uniforme. 

- O cabelo precisa estar sujo para receber a tinta?

De acordo com o hairstylist, sim. “A oleosidade do couro cabeludo diminui a chance de a tintura provocar irritações”, comenta. Mas, para que o procedimento não cause contratempo, é preciso seguir as recomendações da embalagem.

-  O que pode acontecer se o tempo de permanência da tinta não for respeitado?

“Se ficar menos tempo do que o recomendado, a tinha perde a capacidade de fixação, o que pode prejudicar a cobertura e durabilidade da cor. Quem ultrapassar o limite de tempo com a tinta no cabelo pode ficar com o cabelo mais escuro do que espera ou desenvolver uma irritação no couro cabeludo”, afirma o Mattos.

- O tom das fotos da embalagem é confiável?

A cor mostrada na embalagem dá uma ideia de como ficará o cabelo. “É que a cor da tinta combinada com a cor do cabelo resulta em uma mistura única, que varia para cada mulher”, diz.

- Existe alguma maneira de evitar manchas na testa e na orelha pelo contato com a tinta?

Sim, produtos específicos evitam e retiram  manchas. “Receitas caseiras não funcionam bem e podem ‘reagir’ (e provocar alterações) em contato com a cor da tinta”, comenta o hairstylist.

- Dá para evitar o desbotamento?

“Mantenha o cabelo hidratado, use cosméticos específicos para fios tingidos e tente não lavá-lo diariamente. Quanto mais lavar, mais vai desbotar”, recomenda Mattos.