CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Saiba como usar adesivos e papel de parede para renovar ambientes

Seja para decorar ou mudar completamente um ambiente, os adesivos e os papéis de parede são alternativas criativas. Uma designer de interiores ensina a usar, confira

Juliana Cazarine Publicado em 14/10/2012, às 10h17 - Atualizado em 22/02/2013, às 10h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Revestimentos de parede são alternativas para criar ambientes divertidos e sofisticados - Divulgação
Revestimentos de parede são alternativas para criar ambientes divertidos e sofisticados - Divulgação

A decoração de uma casa reflete a personalidade do dono. E por que não refletir também o estado de espírito? Isso não quer dizer que é preciso mudar a decoração a toda hora, mas que você pode usar a criatividade – e os revestimentos de parede – para dar uma “cara” nova ao ambiente sempre que sentir vontade. “Com o adesivo e o papel de parede é possível transformar a casa sem gastar muito, dependendo do material escolhido, e ainda ter a possibilidade de transformá-la novamente depois com um novo revestimento”, diz a designer de interiores Neza Cesar.

Os papéis de parede podem realizar grandes mudanças. “É possível mudar completamente um ambiente porque existem infinitas opções de cores e texturas de papel. Se essa for a intenção, basta escolher algum que seja bem diferente de como estava a parede anteriormente.” Além de cumprir essa função, os adesivos também podem ser a solução para quem quer apenas dar vida a um cômodo. “Certa vez usei dois adesivos em formato de vaso para decorar a parede de uma sala de almoço. Entre os vasos colados, a dona da casa escreveu com giz a letra de uma música. O resultado ficou lindo e bem divertido”, conta Neza.

A versatilidade é a principal característica dos adesivos de parede. Eles funcionam como quadro, como enfeite e até mesmo como azulejo. “Existem modelos de adesivos que imitam azulejos retrô, por exemplo, e que permitem fazer um patchwork”, exemplifica Neza. “Também é possível fazer adesivos sob medida, a partir de qualquer desenho e de qualquer tamanho. Estou revestindo uma parede inteira com adesivo de uma foto de um pôr-do-sol”, afirma.


Com um papel de parede e uma pitada de criatividade dá para criar quartos, salas, varandas e lavabos de todos os estilos – não existem restrições quanto a cômodos. “O papel de parede deixa os ambientes sofisticados mesmo quando a decoração é mais casual ou contemporânea”, diz a designer de interiores.

As únicas recomendações para a utilização desses revestimentos são sobre a aplicação. “Os adesivos pequenos podem ser aplicados por apenas uma pessoa. Se ficar com bolhas, é só passar o dedo para elas sumirem”, aconselha Neza. “Caso o adesivo seja grande, o ideal é que duas ou mais pessoas apliquem com cuidado para não precisar retirar depois”, completa. Já a aplicação do papel de parede demanda mais atenção. “O papel de parede só pode ser aplicado por uma equipe especializada”, diz.

Por Juliana Cazarine