CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

O cabelo com franja está em alta e conquistou Michelle Obama. Saiba como aderir a essa moda

O formato do rosto é determinante para a escolha da franja ideal. Descubra qual é a melhor para você e veja os exemplos de Beyoncé, Emma Stone, Demi Lovato e Anne Hathaway que já aderiram ao visual

Juliana Cazarine Publicado em 21/01/2013, às 17h55 - Atualizado em 22/02/2013, às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A franja é democrática: toda mulher pode usar! - Foto-montagem
A franja é democrática: toda mulher pode usar! - Foto-montagem

A primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama é admirada no mundo inteiro por seu estilo fashionista. Tanto é que, desde que seu marido Barack Obama foi reeleito, espera-se ansiosamente para ver seu look da cerimônia da posse. Ela não decepcionou com vestido e casaco assinados por Thom Browne. Mas outro detalhe chamou atenção: a franja. Agora, Michelle aderiu à moda que já faz parte do visual de Beyoncé, Emma Stone, Isabeli Fontana, Jessica Biel, Lea Michele e Alexa Chung. Gostou? Fique à vontade para aderir ao corte. “Toda mulher pode usar franja, desde que escolha uma que seja ideal para o seu rosto”, afirma Jack Oliveira, hair stylist do Studio W.

A franja é uma alternativa para mudar o visual sem alterar o comprimento ou a cor do cabelo. “Ela tem que trazer equilíbrio para o rosto. Ou seja, ressaltar caracteríticas positivas e esconder as negativas”, diz Jack. Mas o corte exige atenção. “A franja errada pode aumentar visualmente o tamanho da testa ou do nariz, por exemplo”, continua. Veja dicas para encontrar a franja mais adequada para o seu rosto.  

Hexagonal
O formato hexagonal, que imita um triângulo invertido, é o mais democrático: “toda franja cai bem”, diz a hair stylist. No filme “O Diabo Veste Prada”, Anne Hathaway usou uma franja arredondada (mais reta no meio e comprida na lateral) que lhe caiu muito bem. Agora, a atriz exibe um cabelo bem mais curto e sempre arruma a franja de uma maneira diferente. “Os penteados ficam bem na Anne por causa do rosto hexagonal e porque ela adequa o corte à franja”, afirma Jack.

Redondo
A mulher que tem o rosto redondo deve evitar a franjinha tradicional. “O corte marcado, acima da sobrancelha, aumenta bochecha e o nariz”, diz a hair stylist. O segredo de sucesso para o formato é: franja leve e comprida (na altura do nariz). “Como a que a Débora Falabella usava na primeira fase de ‘Avenida Brasil’”, completa.  

Oval
“Evite franja comprida pesada (que não está desfiada)”, sugere Jack. Com algumas modificações, a franja mais indicada para o formato é a tradicional. “A franja não pode ser muito marcada. Ela deve ser reta e combinada a uma mecha lateral na altura do queixo, como a de Emma Stone”, diz a hair stylist. “Caso contrário, a testa mais fina pode ficar em evidência”, acrescenta.

Quadrado
Já que, além de mudar o visual, a função da franja é trazer equilíbrio ao rosto, o formato quadrado deve optar pela franja arredondada. “O corte começa bem marcado e curto, mas vai ‘abrindo’, ficando mais longo”, comenta Jack. Em 2008, o cabelo mais cobiçado da telinha foi o de Alinne Moraes, que interpretava Sílvia na novela “Duas Caras”. Para a hair stylist, o motivo para tamanho interesse era a harmonia do corte. “O rosto da Alinne é bem marcado e a franja arredondada equilibrou perfeitamente.”

Fino
A beleza do rosto fino é potencializada com a franja marcada, como a da atriz Demi Lovato. “A franja marcada ressalta a bochecha e dá mais volume para o rosto”, afirma a hair stylist. Dica: evite a franja longa. “Esse corte da fluidez ao rosto e pode contribuir para afiná-lo ainda mais”, conclui Jack.

Por Juliana Cazarine