CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Livre o seu cabelo das agressões do verão!

A água salgada do mar, o cloro da piscina, o vento e o sol podem ressecar os fios e deixá-los sem brilho e quebradiços. Veja as dicas e saiba como deixar seu cabelo lindo no verão!

Redação Publicado em 07/01/2013, às 12h01 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quando estiver na praia ou aproveitando uma piscina, lembre-se de usar chapéu para impedir o contato direto do sol com o couro cabeludo - Shutterstock
Quando estiver na praia ou aproveitando uma piscina, lembre-se de usar chapéu para impedir o contato direto do sol com o couro cabeludo - Shutterstock

A combinação de férias, altas temperaturas e praia ou piscina pode representar uma ameaça à saúde do cabelo e do couro cabeludo. Mas não dá para dispensar a diversão por causa do medo de prejudicar os fios. E nem precisa. O verão exige mais atenção com o cabelo mas, cuidando da forma correta, ele vai permanecer saudável e brilhante. Por isso, a dermatologista Carla Albuquerque e a especialista em tricologia Cristiane Braga dão dicas para você ficar linda e bem cuidada na estação mais quente do ano.

Como minimizar os danos do cloro da piscina e do sal da água do mar?

A água salgada provoca ressecamento dos fios, além de deixá-los sem brilho e quebradiços. E por sua vez, o cloro deixa o cabelo mais vulnerável à ação dos raios solares porque danifica a cutícula do cabelo, que é responsável por protegê-lo das agressões externas. “Depois de sair do mar ou da piscina, enxague o cabelo com água doce e use um produto com filtro solar para minimizar estes efeitos negativos”, aconselha Carla Albuquerque. Para pentear o cabelo úmido ou molhado, que quebra mais facilmente, prefira escovas com dentes mais largos e espaçados.

Qual é a temperatura ideal para lavar os cabelos?

Quanto maior a temperatura, mais prejudicado o cabelo será. O ideal é que a água esteja de morna a fria. “Recomendo que a água tenha cerca de 23 graus porque, se estiver muito quente, ela causa um aumento da ação das glândulas sebáceas e pode aumentar a oleosidade do couro cabelo e ressecar os fios”, avalia Cristiane.

No verão, é preciso usar protetor solar todos os dias?

“O cabelo fica mais vulnerável quando está exposto ao vento, ao sal e ao cloro”, afirma Carla Albuquerque. Nessas situações, vale a pena apostar em shampoos, condicionadores e produtos sem enxague – adequados ao tipo do cabelo – com protetor solar. Segundo a dermatologista, no dia a dia a agressão do sol é mais branda. Ainda assim, a linha “verão” de produtos capilares pode ser uma boa opção para manter o cabelo hidratado e vistoso.

Usar a linha de produtos capilares para o verão é o suficiente para proteger o cabelo?

Não. Para estar 100% protegido das agressões, é necessário construir uma barreira física para impedir o contato com o sol. “Use sempre chapéu, boné ou bandana, principalmente quem tem cabelo ralo ou curto, já que o contato com os raios solares é maior”, aconselha Carla. 

A alimentação pode ajudar a manter a saúde do cabelo?

Manter uma alimentação saudável, em qualquer estação do ano, faz bem para a saúde do corpo, da pele e do cabelo também. “Uma dieta com alimentos ricos em substâncias antioxidantes, como cenoura, abóbora e brócolis, mantém a hidratação e conserva a estrutura dos fios”, afirma Cristiane Braga.

O verão também exige cuidados com a pele. Saiba como se manter radiante durante a estação mais quente do ano!

Por Juliana Cazarine