Revista CARAS
Busca
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Big Brother / TRANSTORNO

Síndrome de Tourette: entenda o diagnóstico de transtorno de Cara de Sapato do BBB 23

Cara de Sapato, do BBB, foi diagnosticado com Síndrome de Tourette aos sete anos

por Mariana Krunfli, sob a supervisão de Arthur Pazin

mkrunfli@caras.com.br

Publicado em 05/02/2023, às 17h08 - Atualizado em 09/02/2024, às 15h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A condição crônica do participante do BBB é um distúrbio do sistema nervoso - Reprodução/Globo
A condição crônica do participante do BBB é um distúrbio do sistema nervoso - Reprodução/Globo

No BBB 23, Antônio Carlos, mais conhecido como Cara de Sapato, revelou no programa que foi diagnosticado com a Síndrome de Tourette aos sete anos. A condição crônica é um distúrbio do sistema nervoso que provoca tiques motores ou vocais. O lutador de MMA, que já demonstrou alguns efeitos do transtorno no programa, como crises de ansiedade e tiques no rosto, faz acompanhamento psicológico fora do programa. 

"Eu tenho os tiques da Síndrome de Tourette desde os 7 anos de idade. Coisas que eu vejo hoje de inseguranças e medo e tudo isso na minha vida como adulto, enxergo que veio da minha infância", revelou o brother. "Faço terapia desde moleque. Desde moleque eu tenho tique, eu era muito hiperativo. Então meu pai e minha mãe sempre me levaram", complementou.

A Síndrome de Tourette, que normalmente aparece quando os afetados ainda são crianças, é caracterizada por tiques motores e vocais. Na maioria dos casos, eles vão suavizando conforme a pessoa entra na fase adulta, podendo até sumir completamente. A condição, apesar de não ter cura, pode ser tratada com orientação ou acompanhamento psicológico caso afete a vida social, como explicou o irmão do lutador, Mário Figueiredo.

Os sintomas dessa síndrome vão amenizando no decorrer da vida adulta. Aqui fora, o Sapato faz acompanhamento com psicólogos e especialistas há muitos anos. A disciplina que ele tem com o esporte e estar com a cabeça sempre ocupada com outras atividades ajudam muito”, afirmou Mário em entrevista para o portal Metrópoles.

Ele também revelou que o irmão começou a desenvolver crises de ansiedade logo após receber o diagnóstico, quando ainda era pequeno. No reality, Cara de Sapato já demonstrou algumas crises durante a madrugada e já foi questionado por seu colegas de casa sobre os tiques. Outros famosos que também foram diagnosticados com a Síndrome de Tourette são os cantores Lewis Capaldi (26) e Billie Eilish (21).

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!