Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Veja cinco dicas para fazer o esmalte durar até uma semana nas unhas

A seguir, veja dicas e truques para aumentar a durabilidade do esmalte, que pode permanecer intacto por até uma semana, desde que seja aplicado corretamente e conservado

CARAS Digital Publicado em 30/07/2014, às 17h52 - Atualizado em 22/07/2019, às 10h14

Unhas - Shutterstock
Unhas - Shutterstock

Fazer o esmalte durar a semana inteira nas unhas é um desafio. E a tarefa de encará-lo começa quando as unhas estão sendo lixadas.

+ Grazi Massafera relembra seus tempos de manicure

+ Frio pode ressecar pele, cabelo e unhas. Previna-se!

A unha precisa estar lisinha antes de receber camadas uniformes, e de preferência finas, de esmalte”, aconselha Rosemeire Oliveira, coordenadora pedagógica do Instituto Embelleze. A seguir, veja cinco dicas para aumentar a durabilidade do esmalte.

1. Lixar

A durabilidade do esmalte está relacionada à maneira como a unha será lixada. “A superfície da unha tem que ficar bem lisinha. Caso contrário, a fixação do esmalte ficará comprometida”, diz Rosemeire, que ensina um truque para saber quando é a hora de aplicar o esmalte. “Passe as unhas em um tecido. Se não enroscar, pode pintar.”

2. Base

Quem adora esmaltes coloridos conhece as funções da base, proteger as unhas pigmentação do esmalte e aumentar sua durabilidade. Mas é importante saber também que a eficácia da base depende da aplicação. “A base, que pode ser específica para tratamento, precisa secar completamente antes que o esmalte colorido seja aplicado nas unhas ou o aspecto final pode não ser bom”, ensina a profissional.

3. Validade do esmalte

Esmaltes vencidos, como qualquer outro produto, têm que ser descartados. “A fixação e a durabilidade ficam comprometidas, além de o produto oferecer risco à saúde”, alerta Rosemeire. Textura grossa e cheiro forte indicam que o esmalte está fora do prazo de validade. “Mas, se ele estiver duro antes de vencer, por exemplo, basta colocar base ou extra brilho nele. Vai ajudar a amolecer”, garante a profissional.

4. Extra brilho

O extra brilho, usado após a esmaltação, ajuda a reforçar a cor e ainda aumenta a durabilidade do esmalte. “O acabamento fica incrível. Mas os melhores esmaltes extra brilho são os que têm componentes que ajudam na secagem, o que evita o aparecimento de ‘bolhinhas’”, sugere.

5. Dia a dia

No dia a dia, segundo Rosemeire, é preciso usar luvas para realizar tarefas domésticas. “O contato com produtos de limpeza pode fazer o esmalte descascar. Mas é melhor usar luvas de borracha, porque as de látex deixam as unhas brancas”, alerta Rosemeire.