Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Veja 12 alimentos que ajudam a diminuir o inchaço na barriga

Abacaxi, banana e linhaça são alguns dos alimentos que fazem com que as mulheres se sintam mais leves e confortáveis. Médica nutróloga indica; confira

Luiza Camargo Publicado em 17/04/2015, às 11h38 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Veja 10 alimentos que diminuem o inchaço na barriga - Shutterstock
Veja 10 alimentos que diminuem o inchaço na barriga - Shutterstock

 O inchaço abdominal é um dos piores inimigos das pessoas, principalmente das mulheres. Muitas vezes, o desconforto é causado por gases ou excesso de glúten, considerado o grande vilão do inchaço.

Presente na farinha de trigo, aveia, centeio e malte, o glúten está nos pães, massas, cervejas, biscoitos, entre outros. Segundo a médica nutróloga Dra. Alice Amaral, cortando definitivamente o glúten da dieta, 50% dos casos de inchaço já são solucionados.

Felizmente, há alimentos que ajudam a diminuir essa sensação horrível que acaba com  o conforto e autoestima das mulheres. A especialista listou 12; confira

 Abacaxi – essa fruta rica em água e bromelina (enzima que atua no organismo realizando a quebra de proteínas, tornando o funcionamento orgânico mais eficiente), que estimula o sistema digestório, auxiliando na quebra de proteínas.

Água e água de coco – quem se hidrata corretamente faz com que o sistema digestório e o fígado trabalhem corretamente, fazendo um detox do organismo.

 Alcachofra – outro alimento que ativa o funcionamento hepático. A alcachofra é rica em cinarina, uma substância que estimula a boa digestão e auxilia na produção da bílis (produzido no fígado e armazenado na vesícula biliar, é  um fluido que atua na digestão da gordura e na absorção dos nutrientes).

 Aspargos – rico em inulina, um prebiótico responsável pela boa saúde do cólon e estimulante do crescimento de probióticos, que além de protegerem o organismo também evitam o acúmulo de gases.

 Banana –assim como a água de coco, é rica em potássio e auxilia na eliminação do excesso de sódio no organismo, uma das causas do inchaço.

Chá verde – as catequinas (fitonutriente que tem ação termogênica e antioxidante. A função termogênica aumenta o gasto calórico, enquanto que o antioxidante atua aumentando a oxidação das células de gordura) presentes no chá verde, aceleram a atividade hepática (aumentando o metabolismo dos lipídios), ampliando o poder de detoxificação do organismo.

 Limão – além de seu poder de alcalinizar o organismo, o limão possui alguns compostos que estimulam a produção biliar (é a produção da bílis pelo fígado), estimulando o funcionamento hepático e, consequente, desintoxicando o corpo.

 Linhaça – além de ser antioxidante, age prevenindo a prisão de ventre por ser rica em fibras. Intestino que funciona bem só traz benefícios ao organismo.

Mamão – promove uma melhor digestão e previne a prisão de ventre.

Melancia e pepino – têm baixa caloria e são ricos em água, que aumenta a hidratação e melhora o funcionamento intestinal.

Quinoa – estimula o funcionamento intestinal prevenindo prisão de ventre. É rico em potássio, que auxilia na eliminação do excesso de sódio.