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Turbine a dieta! Veja 5 alimentos que emagrecem e são baratos

Alimentos fáceis de encontrar e baratos ajudam muito a perder os quilinhos a mais

Luiza Camargo Publicado em 01/06/2016, às 12h33

Alimentos fáceis de encontrar e baratos ajudam muito a perder os quilinhos a mais - Shutterstock
Alimentos fáceis de encontrar e baratos ajudam muito a perder os quilinhos a mais - Shutterstock

Emagrecer não precisa mais ser uma meta cara e que vai acabar com o seu orçamento mensal. Há alimentos baratos e com preços acessíveis que ajudam muito a perder peso e ter uma vida mais saudável. A nutricionista Sandra Wages, da Granja Mantiqueira, listou os principais alimentos que são fáceis de serem encontrados,  que têm baixo custo e alto valor nutricional; confira!

1) A linhaça e a chia são alimentos funcionais porque contêm fibras solúveis e ômega 3. “As fibras solúveis são responsáveis pela redução da taxa de velocidade de absorção de vários nutrientes no intestino e ajuda a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo. A linhaça e a chia devem ser adquiridas como grãos inteiros. Podem ser consumidas torradas ou não, inteiras ou moídas. O importante é processar sempre no momento em que se pensa consumi-las, porque o ômega 3 é muito sensível à oxidação quando são torradas ou quando a semente de linhaça moída é armazenada", explica a profissional.

2) "A aveia, assim como a linhaça e a chia, também contém fibras solúveis, que contribuem para a redução dos níveis de colesterol no sangue, aumentando o gasto de colesterol no fígado para produzir sais minerais. É recomendável consumir aveia em sua forma natural, ou seja, evitar as versões adoçadas e/ou aromatizadas".

3) "O tomate contém licopeno, antioxidante poderoso que também é responsável pela cor vermelha do alimento. Uma característica especial do licopeno é que sua ação é potencializada quando cozinhamos o tomate. O licopeno ajuda a prevenir os danos por oxidação das células, protegendo a pele e os olhos contra os raios UV e contribuindo para a manutenção da função normal do sistema cardiovascular". 

4) "A quinoatem um excelente equilíbrio entre as proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Suas proteínas têm excelente qualidade nutricional e também contém antioxidante que ajudam a prevenir várias doenças. A especialista ressalta que o alimento deve ser consumido cozido".

5) "Oovodeixou de ser vilão e seu consumo voltou a ser estimulado, após pesquisadores da Escola Pública de Harvard comprovarem que o consumo de até sete ovos por semana pouco altera as taxas de colesterol. Para chegar a esse número, eles avaliaram 120 mil homens e mulheres saudáveis no período de dez anos. O ovo é um alimento completo, rico em proteína de alto valor biológico, vitaminas e minerais, possui baixas calorias e ajuda a saciar a fome, promovendo o emagrecimento. Além disso, o alimento também é ótimo para pele, cabelo e unhas, retarda o envelhecimento precoce e combate radicais livres".