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Tofu: saiba tudo sobre o queijo de soja que emagrece

Médica nutróloga revela os benefícios do tofu, que é rico em proteínas e tem poucas calorias

Luiza Camargo Publicado em 20/08/2015, às 12h27 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Tofu - Shutterstock
Tofu - Shutterstock

Famoso parceiro dos vegetarianos, o tofu, ou “queijo de soja”,  tem ganhado ainda mais fãs. Isto porque ele é um ótimo aliado de quem deseja emagrecer e faz bem para saúde, já que é rico em proteínas e previne o câncer de mama nas mulheres.

Em entrevista à CARAS Digital, a Dra. Alice Amaral, médica especialista em Nutrologia e Medicina do Exercício e Esporte pela Associação Médica Brasileira, Associação Brasileira de Nutrologia e Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, revelou quais são os benefícios do tofu e como deve ser feito o seu consumo; confira

1) Afinal, o que é o tofu? Quais são seus benefícios para a saúde?

"Conhecido como “queijo de soja”, é uma base sem sabor ( por isso pode ser temperado à gosto ou recheado com legumes e verduras), produzido a partir da soja. Extremamente rico em proteínas (mais do que as carnes) e livre de gorduras, além de possuir baixa caloria. Rico em fitoestrógenos, ele é um aliado da mulher por prevenir câncer de mama e os efeitos da TPM e da menopausa. Fonte de vitaminas (B, D, E, F, K), ácidos graxos poliinsaturados e aminoácidos e minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio)".

2) Ele pode ser consumido sem limites ou tem alguma contraindicação?

"Não há contraindicação para seu consumo, porém tudo que é consumido sem limites é maléfico. O ideal é procurar um médico que irá adaptar o consumo do tofu à reeducação alimentar de cada um".

3) Ele ajuda a emagrecer? É um alimento que entra em algumas dietas?

"Ele pode ser um coadjuvante das dietas de emagrecimento por possuir poucas calorias e ser rico em proteínas, pode fazer parte também das dietas específicas para atletas".

4) Ele pode ser consumido de diferentes formas? Cru, assado, frito?

"Sim. Use sua imaginação e crie pratos com essa delícia, crus ou assados".

5) Ele substitui o queijo?

"Ótima opção para quem resolveu retirar lácteos da alimentação.  É uma boa fonte de proteínas e substitui o queijo muito bem, inclusive por ser sem sabor, o que dá a ele uma maior versatilidade. Ele também substitui as carnes, no caso das dietas vegetarianas".