Teste de sífilis: simples, rápido e gratuito

Sífilis é um papo sério, mas isso não significa que não seja possível se prevenir facilmente

segunda 7 janeiro, 2019
Testagem rápida sífilis
Testagem rápida sífilis Estúdio CARAS

Você pode ter sífilis e não saber. A infecção que voltou a crescer no Brasil é silenciosa, mas quando detectada pode ser facilmente tratada e tem cura! Veja como fazer o teste rápido.

Uma pequena amostra de sangue colhida no dedo e 30 minutos de espera: é o que basta para saber se você é portador de uma infecção de simples tratamento, mas que vem preocupando os especialistas em saúde pública tanto pela falta de prevenção quanto pela baixa procura pela testagem rápida. A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum e está na categoria de IST, ou seja, é uma infecção sexualmente transmissível, de caráter sistêmico e curável.

Mais Notícias


Em 2016, devido ao crescimento do número de casos, o Ministério da Saúde decretou epidemia e iniciou uma campanha de conscientização nacional. Silenciosa, a sífilis pode ser assintomática ou ter sintomas que geralmente passam despercebidos – uma pessoa infectada pode levar anos, décadas, até saber que está com sífilis. Portanto, recomenda-se que toda pessoa sexualmente ativa faça o teste ao menos uma vez por ano, independentemente de apresentar sintomas: basta ir a uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS).  


O teste é simples, rápido e gratuito: uma pequena amostra de sangue é colhida no dedo, com uma picadinha, e segue para análise imediatamente. O resultado sai em menos de 30 minutos. Se der positivo, será coletada uma nova amostra de sangue para confirmação do diagnóstico, por meio de análise laboratorial. Caso o novo exame apresente resultado positivo, o tratamento já pode ser iniciado no próprio SUS, gratuitamente e consiste na administração de Penicilina Benzatina.


É importante lembrar que, além da relação sexual sem preservativo, a sífilis também é transmitida durante a gravidez, a chamada transmissão vertical, da mãe para o bebê. Por isso, a testagem rápida assim como o próprio pré-natal é essencial para a gestante. Importante lembrara que o parceiro também deve ser testado e, se infectado, tratado juntamente.


A sífilis é uma infecção que pode se tornar grave mas que pode ser facilmente tratável e curada. Por isso, faça o teste, trate e cure!

 

por Estúdio CARAS
Atualizado segunda 7 janeiro, 2019 (311364) | 20/01/2019 03:13:09

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. Sífilis na gestação e sífilis congênita
  2. A sífilis assusta, mas a infecção tem cura!
  3. Saiba tudo sobre a prevenção da sífilis!
  4. Teste seu conhecimento sobre a sífilis

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Pabllo Vittar usa biquíni micro e exibe tatuagem íntima
  2. 2 Lívia Andrade posa com micro biquíni e exibe corpão
  3. 3 Eliana e Manuela combinam look de frio em clique fofíssimo
  4. 4 Neymar Jr. se declara para mulher mais do que especial
  5. 5 Marina Ruy Barbosa esclarece polêmicas de novela
  6. 6 Maria Ribeiro é flagrada tascando beijão em novo affair
  7. 7 Nua, Antônia Fontenelle ostenta corpão na web
  8. 8 Gleici Damasceno aposta em body rendado e transparente
  9. 9 Juliana Paes enlouquece a web com clique semina
  10. 10 Thais Fersoza curte noite com Michel Teló e faz declaração