Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Sopa pode engordar e fazer mal para o corpo. Saiba quais são as opções saudáveis

Nutricionistas revelam que sopas industrializadas geralmente são engordativas, por isso o ideal é fazer uma receita caseira rica em legumes

Luiza Camargo Publicado em 12/05/2016, às 15h56

Sopas: saiba quais são saudáveis e as que engordam - Divulgação
Sopas: saiba quais são saudáveis e as que engordam - Divulgação

 As sopas são uma delícia, principalmente nos dias frios à noite e é um dos pratos favoritos da família brasileira. Todavia, muitas receitas podem parecer "leves" e lights, mas no fundo, são bombas calóricas que engordam e fazem mal para o organismo. Este é o caso principalmente das sopas em pó industrializadas.

"As sopas sempre devem ser elaboradas com caldo de legumes natural. Os temperos industrializados são ricos em substâncias químicas, por isso aumentam o grau de inflamação das células, provocam a retenção de líquido e são pré-fatores de câncer. Tenha cuidado com a quantidade de sódio presente nos rótulos desses produtos industrializados e evite sopas prontas vendidas no mercado (o teor de sódio é muito elevado)", afirma Andrea Santa Rosa Garcia, nutricionistas e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.

Para fazer uma sopa saúdavel vale investir em carnes magras, como frango, e alimentos ricos em fibras, como legumes. O ideal também  é que os carboidratos, como o macarrao, não sejam o ingrediente principal da receita, pois são engordativos, principalmente à noite.

Uma sopa balanceada deve possuir uma porção de proteína ou gordura boa, como amêndoas, semente de girassol ou de linhaça. Entre os legumes, os mais recomendados são abobrinha, berinjela, chuchu, alho poró, couve-flor, brócolis, abóbora e carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata doce ou baroa. Se você optar pelos carboidratos, combine com legumes de sabor neutro, como couve-flor e chuchu, para diminuir o teor de calorias do prato”, indica a nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp, do Rio de Janeiro.