Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Sem glúten e lactose: os benefícios e riscos da dieta sucesso entre as famosas

Com adeptas como Giovanna Antonelli e Angélica, a dieta que corta a proteína e o nutriente encontrados em massas, queijos, cerveja e bolos promete secar, como fez com Luiza Possi, mas pode ter perigos. Nutricionista explica o porquê!

Luiza Camargo Publicado em 21/01/2014, às 14h22 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Dieta sem glúten e lactose - AgNews/Foto Rio News
Dieta sem glúten e lactose - AgNews/Foto Rio News

Sem glúten e lactose. A dieta que tem conquistado as famosas, como Angélica, Carol Castro, Grazi Massafera e Giovanna Antonelli, corta completamente esta proteína e este nutriente do cardápio, deixando a alimentação muito restritiva, mas, a garantia de bons resultados é certa. Isto porque o glúten está presente em bolos, pizzas e cervejas, que são ricos em calorias.

É importante ficar claro que o glúten isoladamente não é responsável pelo aumento de peso, e sim o consumo excessivo de alimentos que contêm esta proteína, como é o caso de pães, cervejas, biscoitos, pizzas e massas. Sendo assim, essas pessoas que emagrecem retirando o glúten da alimentação não estão emagrecendo pela exclusão dessa proteína, e sim, porque o consumo de calorias foi diminuído e somada à mudança de hábitos de vida resulta na perda de peso. Todavia, esta dieta deve ser seguida, principalmente, por portadores da doença celíaca ou dermatite herpetiforme”, afirma a nutricionista Bianca Souza Maria, do Hospital Alvorada de Brasília.

+ Dieta da sardinha ajuda a eliminar 4kg em um mês e conquista fãs como Taís Araújo

+ Malhar em jejum vira moda no verão, mas é muito perigoso. Saiba o porquê!

Já a lactose, que é o açúcar presente no leite, é um dos principais nutrientes dos doces e do queijo, encontrado também nos molhos brancos. Quem corta a lactose da dieta afirma que a sensação de inchaço abdominal, que tanto apavora as mulheres, diminui muito. Além disso, há pessoas que têm intolerância a ela e, ao retirá-la da dieta, relatam uma melhora no funcionamento do intestino.

A lactose é o açúcar presente no leite, ou seja, é um carboidrato. Muitas pessoas que fazem esta dieta e depois a introduzem novamente na alimentação relatam inchaço abdominal e falha na digestão. “Esse nutriente não é necessário ao organismo humano adulto e “o viver” sem o consumo da lactose não leva o indivíduo a risco nutricional ou falta de nutriente no organismo”, revelou a especialista.

Quem transformou o corpo com a dieta foi Luiza Possi que, em pouco mais de 7 meses, mudou do manequim 40 para o 34. Em recente entrevista à CARAS, Luiza revelou que com o corte de glúten e latose conseguiu eliminar 12kg.

Acho que já emagreci uns 12kg. Descobri o que me faz mal e parei de ingerir, como glúten e leite. Comecei a comer a metade do que comia e a fazer exercícios, aeróbico e musculação. Às vezes, dá vontade de comer chocolate, mas como só um pedaço, e não a barra inteira”.

 Veja 10 famosas quem seguem a dieta!