Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Salada pode engordar! Descubra quais são os inimigos da dieta que estão presentes neste prato saudável

Nutricionista revela que molhos feitos à base queijos e croutons podem, alem de engordar, fazer mal à saúde. Confira!

Luiza Camargo Publicado em 25/09/2014, às 14h30 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

saladas podem engordar - Divulgação
saladas podem engordar - Divulgação

Quando pensamos em dieta, logo associamos à salada. Este é o prato tradicional para as pessoas que querem perder peso, pois além de ser saudável e rico em nutrientes, tem baixo teor calórico.
Porém, esta ideia não é 100% verdadeira. Dependendo dos molhos e ingredientes, uma salada pode ser, além de engordativa, pouco saudável.

+Biscoito de água e sal é perigoso para a saúde e pode engordar. Veja riscos

A adição de creme de leite, croutons, parmesão, óleo e maionese elevam o valor calórico da salada. Além disso, estes alimentos são pobres em nutrientes. Eles também são fonte de gorduras saturadas, que em excesso são maléficas à nossa saúde. Os croutons, por exemplo, são pobres em fibras quando feitos de pães de farinha branca”, afirma Alessandra Almeida, nutricionista funcional e nutrichef da Clinica Andrea Santa Rosa.

O ideal é sempre priorizar ingredientes saudáveis, como carboidratos integrais, no caso dos croutons, e molhos leves, sem ter como base queijos.

Algumas trocas que podem ser feitas e deixar sua salada mais saudável, por exemplo, é trocar o creme de leite e a maionese por pasta de soja orgânica, iogurte, um pouco de sal e azeite, pasta de castanha de caju ou molho ceasar vegano. Já os croutons devem ser feitos de pães sem glúten ou 100% integrais. É preciso ter atenção com esse ingrediente, pois ele será uma fonte de carboidrato na refeição. Não há necessidade de acrescentar arroz integral, quinua, tubérculos ou massas a refeição também, pois fica muito pesada”, declara a especialista.