Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Saiba quais são os benefícios das leguminosas, como feijão, para o corpo e como ajudam a emagrecer

Nutricionista revela que ervilha, lentilha, feijão e grão-de-bico são essenciais para para a dieta e devem ser consumidos diariamente para melhorar o funcionamento do intestino e do estômago

Luiza Camargo Publicado em 03/03/2016, às 12h14

Feijão - Divulgação
Feijão - Divulgação

As leguminosas são um grupo alimentar muito esquecido e seus benefícios, várias vezes são ignorados. Feijão, ervilha, lentilha e grão de bico são alguns dos membros deste tipo de proteína vegetal que é rico em fibra e essencial para o cardápio do ser humano ser saudável e completo. Além disso, essas plantas que crescem em vagens ajudam a emagrecer e melhorar o funcionamento o intestino.

Em entrevista à CARAS Digital, Helton Finocchio, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa, revelou quais são os benecíos das leguminosas, como ajudam na dieta e qual é a quantidade que devem ser consumida por dia; confira!

1) De que forma elas fazem bem ao corpo?
"São um tipo de plantas cujas sementes crescem em vagens e podem ser comestíveis como os feijões, soja, alfafa, lentilhas, grão de bico, pinhões e ervilha. Elas são ricas em fibras por fora que ajudam a gerar uma maior saciedade, melhora o transito intestinal e seu interior contém fontes de proteínas vegetais e apresenta em sua composição carboidratos complexos, vitaminas do complexo B, minerais como potássio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, cálcio e pouca quantidade de colesterol e sódio".

2) Elas ajudam na dieta?
"Muito, primeiro porque contém pouca calorias e são ricas em fibras, melhorando o funcionamento intestinal e do estômago. Além disso, têm baixa carga glicêmica e não contém glúten, são ricas em minerais que ajudam a equilibrar o nosso organismo e são baratas, sendo acessíveis a todos".

 3) Em qual quantidade deve ser consumida por dia?
"O ideal é fazer um rodízio entre elas, pois cada tipo de leguminosa apresenta certos nutrientes em quantidades mais ou menos evidentes na sua composição, sendo recomendado o consumo dos grãos de maneira geral. Lembrando que o casal perfeito é associação do velho feijão com arroz, pois as leguminosas são deficientes em metionina e cistina, presentes nos cereais como arroz e milho".

4) Quais são as cinco leguminosas que você indica para serem consumidas diariamente? Por que?
"Não indico para serem consumidas diariamente, mas sim para fazer um rodízio entre eles, irei citar 5 tipos:"

1 -Grão- de- bico: rica em magnésio e zinco; muito bom para períodos de tpm
2- Feijão branco: rico em amido resistente conhecido como faseolamina,  um tipo de carboidrato que ajuda na perda de peso.
3- Ervilha: Boa fonte de proteína vegetal, é rica em vitamina A, e complexo B1 que ajuda no sono, vitamina C (100g tem cerca de 30-40mg),
4- Feijão preto: O feijão preto é o preferido da maioria das pessoas, ele é uma boa fonte de manganês, magnésio, tiamina (vitamina B1), fósforo e ferro em boas quantidades.
5- Grão germinados Algumas leguminosas pode elevar seu conteúdo protéico em até cinco vezes. A salada de broto de feijão, por exemplo, além de deliciosa, tem pouquíssimas calorias.

5) Algumas pessoas reclamam de desconforto abdominal quando consomem feijão, por exemplo. é normal isso?
"É comum às vezes sentir um desconforto, como formação de gases ou estufamento com as leguminosas. A dica para evitar isso é: antes de cozinhar, efetue de 3 a 4 trocas de água a cada 2 horas"