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Saiba quais são os alimentos que aumentam a imunidade

A nutricionista lista os alimentos que tem um papel fundamental no reforço da imunidade; veja

Bruna Nastas Publicado em 14/06/2017, às 10h46

Veja 7 alimentos que ajudam a rejuvenescer a pele - Shutterstock
Veja 7 alimentos que ajudam a rejuvenescer a pele - Shutterstock

Com a chegada do inverno e a queda da temperatura, é importante um cuidado redobrado com a alimentação, já que a tendência é procurar alimentos mais calóricos.

Segundo a nutricionista Dra. Fabiana Britto, é comum ganhar entre 1 a 2 kg de peso corporal nessa época do ano.

"Nos dias mais nublados e frios, nosso corpo procura por alimentos que nos trazem conforto. Aumenta a necessidade de se ingerir alimentos com mais carboidratos, porque geralmente estão presentes em preparações quentes e acolhedoras".

A especialista alerta que, nessa época, é importante um reforço à imunidade. "A alimentação tem papel fundamental nesse reforço. Consumir alimentos ricos em vitaminas A, C, D e E, o mineral zinco e probióticos, tem que ser uma rotina principalmente nessa estação do ano".

Saiba quais são:

Probióticos: "São as bactérias boas como os lactobacilos e as bifidobacterias que colonizam nosso organismo. Elas fortalecem o sistema imunológicos, ajudando a defender nosso corpo contra o ataque dos vírus e bactérias". Alimentos a ingerir:  Iogurte, chucrute, kefir, coalhada, missô, leite fermentado e kombucha [bebida probiótica obtida tradicionalmente a partir da fermentação do chá].

Vitaminas A e C: "Fortalecem as células de imunidade, fazendo com que essas células procurem e destruam os agentes das doenças". Alimentos a ingerir: vegetais coloridos, frutas, grãos integrais, feijão e alimentos ricos em beta-caroteno com a cor vermelha, laranja e/ou amarelo, como batata-doce, cenoura, abóbora e melão.

Vitamina E:  "A vitamina E ajuda o sistema imunológico, produzindo uma proteína que mata bactérias, vírus e, possivelmente, células cancerosas". Alimentos a ingerir: óleo de germe de trigo, amêndoas, pasta de amendoim, espinafre, brócolis, kiwi e manga.

Zinco: "A falta desse mineral enfraquece a imunidade. O zinco tem papel fundamental na defesa do organismo, influenciando na proliferação e maturação das células de defesa do organismo". Alimentos a ingerir: ostras, cereais, germen de trigo, sementes de abóbora e de linhaça, gema de ovo, espinafre, nozes, cacau, feijões, cogumelos, carnes, aves, iogurte e leite.

Selênio: "Aumenta a produção de proteínas chamadas citocinas, as citocinas podem ajudar o corpo a combater os vírus que causam a gripe". Alimentos a ingerir: castanha-do-pará, aveia, ostras, lagostas, caranguejos e moluscos.

Ômega-3: "Aumenta a concentração de células de imunidade como as células T e citocinas".  Alimentos a ingerir: salmão, sardinha, atum, linhaça, semente de chia.