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Saiba quais são os alimentos ideais para praticantes de atividades físicas

O médico explica o que são os 'super foods', alimentos que trazem benefícios para quem pratica atividades físicas com frequência; confira

Bruna Nastas Publicado em 10/12/2015, às 10h40 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Veja as dicas e saiba como cuidar da pele antes de praticar exercícios físicos - Shutterstock
Veja as dicas e saiba como cuidar da pele antes de praticar exercícios físicos - Shutterstock

Para quem busca se alimentar corretamente ao realizar exercícios físicos, o médico Dr. Gilberto Kocerginsky, do Rio de Janeiro, explica o que são os super foods, alimentos que além de nutrir o organismo também trazem benefícios para quem pratica atividades físicas com frequência.

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O médico recomenta incluir alguns alimentos específicos na dieta. Confira:

Coco : A água é um excelente isotérico e repositor energético. A polpa, que pode ser comida antes e durante a corrida,  tem um potencial energético alimentando os músculos e é rica em triglicerídeos de cadeia média que servem de substrato energético direto a mitocôndria. A polpa também dá saciedade. Se formos usar seu óleo, além de todas as propriedades já conhecida, serve para diminuir o atrito entre coxas e ainda auxilia na prevenção de fungos.

Tree nuts : Castanhas do brasil, amêndoas, nozes e castanhas de caju. Além de serem fontes de boas gorduras (ômega 3) são ricas em sais minerais que ajudam na melhora do desempenho. Cada uma delas tem sua característica. Considero o ideal um mix delas onde podemos pegar um pouco de cada qualidade oferecida.

Berries ou frutas vermelhas: Morango, mirtilo, açaí , framboesa , amora e cassis. Essas frutas são uma ótima fonte de carboidratos, mas com baixo índice glicêmico. São ricos em vitaminas como do complexo B, v itamina C e antioxidantes como as antocianinas. Evitam estresse celular e com isso o envelhecimento gerado pela atividade física extenuante.

Brócolis: Rico em ferro, magnésio, fibras, proteínas de origem vegetal, cálcio e substâncias conhecidas como Di Indol Metano e 3 Indol Carbinol, que são fundamentais para o metabolismo do estrogênio, hormônio de características femininas.

Banana : Fonte energética de rápida absorção, muito rica em potássio. De acordo com a forma de ingestão, ela pode ser rica em proteína, ou pode conter substâncias que vão diminuir a inflamação sistêmica do corpo, melhorando a performance.

Salmão selvagem: Proteína de origem animal, rica em Omega 3, vitamina D, vitamina K. Essas vitaminas estão relacionadas ao desenvolvimento do sistema osteomuscular, primordial para os atletas, além de ser fonte de omega 3, que tem ação anti inflamatória e relacionada ao metabolismo dos músculos.

Gengibre: Possui ação anti-inflamatória, melhora a imunidade com a não de quebra de gordura e é um termogênico tônico para o coração. " É uma das minhas dicas prediletas", afirma Dr. Gilberto.

Alho: Melhora a imunidade e possui ação vasodilatadora, melhorando a circulação do sangue.