Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Saiba quais alimentos de inverno, como sopa e fundue, ajudam a emagrecer

Endocrinologista dá 5 dicas de alimentos e pratos que combinam com o frio que não engordam

Luiza Camargo Publicado em 15/06/2015, às 15h07 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Saiba quais alimentos de inverno ajudam a emagrecer - Shutterstock
Saiba quais alimentos de inverno ajudam a emagrecer - Shutterstock

O frio finalmente chegou e comidas tradicionais do inverno, como sopa, fundue, caldos, vinhos e queijos invadem nosso cardápio, porém, algumas delas, são bem engordativas.
.
Aparentemente uma estação mais "calórica" que as outras, o inverno não é um inimigo da boa forma se o consumo de determinadas comidas for razoável. Em entrevista à Caras Digital, o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, deu 6 dicas de como investir em alimentos saudáveis e saudáveis quem combinem com o frio da estação; confira

1) invista em sopas
"A grande dica da alimentação no inverno é abusar das sopas e caldos a base de legumes e proteínas, que alem de aquecer, são preparações menos calóricas. Mas lembre-se de deixar os queijos e as torradinhas de lado. Invista nas folhas verdes como acompanhamento".

2) Fundue dá para ser saudável
"Dá para comer fundue desde que se façam opções menos calóricas e mais saudáveis e que sejam consumidas com moderação. No caso do fondue, por exemplo,  a carne pode ser grelhada antes em uma frigideira, para que na panela não absorva tanta gordura. Os molhos de acompanhamento podem dispensar ingredientes mais calóricos como creme de leite, maionese... De preferência ao fondue de carne ao de queijo. No fondue de chocolate, faça numa consistência mais rala e com chocolate mais amargo abusando das frutas de acompanhamento".

3) Frutas assadas ou quentes ajudama emagrecer
"As frutas quentes ou assadas sao ótimas opcões. Uma dica é polvilhar essas frutas com canela que possui propriedades termogênicas e ajuda no atraso do esvaziamento gástrico, ajudando a segurar mais a fome ao longo do dia, evitando aqueles picos de ansiedade e vontade de comer doces. Pode ser usada maçã, banana, pêssego, abacaxi".

4) Invista em alimentos termogênicos
"Os alimentos termogênicos têm o poder de elevar a temperatura corporal promovendo um alto gasto energético ao serem processados, ajudando na perda de peso. Os principais são chá verde, pimenta vermelha, gengibre, canela e café".

5) invista em arroz integral
"Como contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), ele favorece a digestão do açúcar, o funcionamento do intestino e diminuindo a absorção de gorduras".