Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Saiba os fatores que estimulam o inchaço no corpo e veja massagens que ajudam a diminuí-lo

Fisioterapeuta dermato-funcional esclarece todas as dúvidas sobre o inchaço no corpo, tão comum no dia a dia das mulheres; confira

Luiza Camargo Publicado em 26/10/2015, às 12h06 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Veja 10 alimentos que diminuem o inchaço na barriga - Shutterstock
Veja 10 alimentos que diminuem o inchaço na barriga - Shutterstock

O inchaço nas pernas, abdominal ou em qualquer parte do corpo incomoda as mulheres sempre. Na maioria das vezes, ficamos inchadas e não sabemos o motivo, apenas que ele traz um mal- estar e atrapalha na hora de usar roupas mais apertadas, já que nos sentimos "maiores". Todavia, esse incômodo tem como ser diminuído se unirmos massagens e novo hábitos de vida, como consumir menos sal e fazer atividade física.

Em entrevista à CARAS Digital, fisioterapeuta dermato-funcional Andrea Torres, do W Spa, revelou o que causa o inchaço e como podemos diminuí-lo; confira

1-Que sinais podem indicar que o corpo está inchado?
"Os sinais mais comuns são quando percebe-se que pernas, pés e mãos estão aumentados de tamanho. Os pés ao usar um calçado deixam marca na pele, os anéis incomodam ficando com marcas nos dedos, já nas pernas aparecem dores nas articulações e elas ficam 'pesadas'. A quantidade de celulite também fica mais intensa."

2- Quais fatores causam o inchaço?
"O excesso de sal é uma das principais causa de inchaço. Mas o consumo de alimentos muito salgado retém líquido, a pílula anticoncepcional, falta de exercícios físicos, pouca ingestão de água e em alguns casos roupas muito apertadas também pode ser um agravante."

3-Como a atividade física e o consumo de água podem ajudar na diminuição da retenção?
" A atividade física estimula a circulação sanguínea e massageia os gânglios linfáticos, por isso, ativa a circulação linfática. Quando bebe-se pouca água, urina-se menos acumula ainda mais as toxinas no corpo. O consumo de água pura (não só de líquidos de maneira geral, mas a água in natura) é fundamental para a limpeza do organismo".

4- De que forma a drenagem linfática colabora para a diminuição do inchaço no corpo? No que consiste a técnica? Como deve ser feita para diminuir o inchaço?
"A circulação linfática não possui pulso próprio assim como a circulação sanguínea, por isso, para que as linfas sigam seu percurso, elas precisam de auxilio que se dá pelo reflexo do pulso sanguíneo e também pela movimentação corporal/muscular. A massagem de drenagem linfática 'carregará' todo o líquido estagnado (linfa) no corpo em direção aos gânglios o que ativará o sistema linfático. São manobras lentas e direcionadas aos linfonodos (os filtros deste sistema). A técnica se inicia bombeando os linfonodos do pescoço, supra clavicular, axilar, a cisterna do quilo, inguinal, fossa poplitea e tornozelo, em seguida são feitas as manobras de forma suave e lenta em direção aos linfonodos. Para ajudar ainda mais este sistema podemos bombear antes, durante e depois".

5-De que forma a massagem modeladora ajuda a combater o inchaço do corpo? No que consiste a técnica? Como deve ser feita para diminuir o inchaço?
"A massagem modeladora tem um objetivo diferente ao da drenagem. Nesta técnica os movimentos são mais profundos, fortes e rítmicos, deixando a área bem hiperemiada, focando as partes com mais gordura localizada. A massagem não drena, ela ativa a circulação sanguínea que em paralelo a linfática é sutilmente beneficiada. A estagnação da circulação sanguínea é o que em muitos casos causa o acumulo de gordura, por isso essa massagem tem o potencial de modelar".

6-De que forma a massagem detox drenante ajuda a combater o inchaço do corpo? No que consiste a técnica? Como deve ser feita para diminuir o inchaço?
"A mídia em torno da beleza é muito forte e isso estimula aparecer tratamentos realmente novos mas também surgem coisas que são apenas variações sob o mesmo tema. Detox Drenante não é uma técnica específica que segue um padrão, sendo assim, possivelmente deve ser uma mistura das duas terapias (massagem modeladora e drenagem linfática), cada uma tem um objetivo diferente, já detalhado a cima, a maneira de uni-las fica a critério da clínica, spa, terapeuta ou fisioterapeuta".

7-Que outros hábitos devem se aliar às massagens para garantir a diminuição do inchaço do corpo?
"Beber água é fundamental, além de chás diuréticos e desintoxicantes. Associar boa alimentação com pouco sal e atividade física contribuirá para que o inchaço fique longe!"