Saiba como realizar exercícios físicos sem sobrecarregar os joelhos

sexta 4 março, 2016
A musa fitness, Gabriela Pugliesi
A musa fitness, Gabriela Pugliesi Reprodução / Instagram


O preparador físico explica como realizar exercícios sem sobrecarregar os joelhos e o que fazer em caso de lesões

Ao praticar exercícios físicos, é importante tomar cuidado com a carga e a postura correta para não sobrecarregar os joelhos.

Segundo Filipe Medeiros, preparador físico e coordenador de pós-graduação do Centro Universitáio Celso Lisboa, o joelho é um complexo de estruturas que ligam a coxa com a perna e essas articulaçõas específicas funcionam permitindo apenas o movimento de flexão e extensão do membro inferior através dos movimentos produzidos pelos músculos. "Quando a musculatura que mantém essa articulação funcionando corretamente está enfraquecida ou funcionando de uma maneira não ideal é onde começam a surgir os problemas".

O especialista afirma que o problema começa a aparecer nos indivíduos que estão iniciando a prática das atividades físicas e o ideal é "analisar o equilíbrio de forças nessa região e iniciar um programa de exercícios para fortalecimento, com movimentos controlados". Para proteger os joelhos, é importante além de verificar a amplitude dos movimentos, realizar um aquecimento específico prévio o corpo entender os estímulos que estão vindo. "Porém, esse 'manual de boas práticas' é negligenciado por vários motivos, como ansiedade de começar as atividades".

Em caso de lesões, Filipe diz que a prática de exercícios deve ser interrompida e o ideal é procurar um médico.

Porém, para aliviar as dores, ele lista duas coisas que ajudam na prevenção. "O alongamento dos músculos dos membros inferiores e uma técnica chamada liberação miofascial. Essa técnica se resume em liberar o tecido conjuntivo que envolve o músculo, permitindo que o mesmo trabalhe no seu ângulo ideal.Porém, essa não é uma técnica muito agradável de se fazer pois pode gerar um desconforto no momento da execução".

- Agachamento

Considerado um exercício completo para os membros inferiores, deve-se tomar cuidado ao realizar esse tipo de exercícios. "Uma pessoa que nunca realizou esse exercício deve aprender esse movimento para evitar os problemas, como o  valguismo dinâmico, que é quando os joelho "entram" durante a execução do exercício promovendo um movimento diferente do proposto que seria flexão e extensão".

A maior parte dos problemas no joelho acontecem no agachamento e são gerados por uma falta de controle em outras estruturas como tornozelo, quadril e até mesmo a coluna. "Procurar um profissional capacitado é de uma suma importância. Ele vai realizar toda uma avaliação para descobrir o que pode ou não ser feito", explica Filipe.

- Abdominal

Mesmo não sendo um exercício que envolva a articulação dos joelhos, o preparador explica que podem existir exercícios que envolvam áreas diferentes das propostas. "Alguns exercícios de abdominal que utilizam de sobrecarga no tornozelo podem gerar algum desconforto no local". O ideal é sempre realizar um treino indicado por um profissional qualificado.

por Bruna Nastas
Atualizado sexta 4 março, 2016 (272250)

Mais conteúdo sobre:

ASSINE E GANHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Atriz celebrou aniversário do marido com muito estilo e requinte Marina Ruy Barbosa comemora aniversário do marido
  2. 2 Paolla Oliveira sensualiza com look ousado e fashionista
  3. 3 Bruna Marquezine surge de cabelo rosa e confunde fã
  4. 4 A Fazenda: Tati Dias explode e acusa peões de serem falsos
  5. 5 A Fazenda: Tati Dias, Bifão e Diego estão na roça!
  6. 6 Marina Ruy Barbosa choca ao se exaltar nas redes sociais
  7. 7 Tata Estaniecki posa de calcinha para exibir a gravidez
  8. 8 Angélica e Luciano Huck curtem Nova York com os filhos
  9. 9 Luciele Di Camargo emociona ao mostrar sua mãe com os netos
  10. 10 De biquíni, Gisele Itié ostenta gravidez na praia