CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Saiba como preparar uma ceia saudável para o Natal

A especialista ensina como começar 2018 sem os 'quilinhos extras' das ceias; veja

Bruna Nastas Publicado em 08/12/2017, às 09h31 - Atualizado às 10h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba como preparar uma ceia saudável para o Natal - Shutterstock
Saiba como preparar uma ceia saudável para o Natal - Shutterstock

Com a aproximação do final do ano, as pessoas costumam exagerar nas farturas gastronômicas e acabam ganhando uns 'quilinhos extras'.

A nutricionista e coach em emagrecimento e qualidade de vida, Ana Paula Moura, explica que é possível equilibras as refeições e não abusar das calorias. 

"É possível comer de tudo um pouco e ser saudável ao mesmo tempo nas tão esperadas festas de fim de ano. Embora para alguns seja uma árdua tarefa, é importante evitar os excessos e ingerir alimentos saudáveis durante as festas de fim de ano".

Veja as dicas de como preparar uma ceia saudável!

1) Não exagere nas bebidas alcóolicas: Consumir bebidas com moderação é vital para inicar o ano em boa forma. "O tradicional espumante, assim como o vinho – tinto ou seco –, devem sempre ser ingeridos com moderação. Lembre-se de intercalar a ingestão de bebida alcoólica com água. Esse hábito evita a ressaca do dia seguinte, já que mantém o corpo hidratado".

2) Cuidado com as carnes suínas: Segundo a especialista, uma boa dica é optar por cortes com menores quantidades de gordura, como o lombinho e o filé.

3) Fibras: As fibras trazem saciedade e ainda ajudam na flora intestinal. "Como as festas de fim de ano são regadas a muitas comidas calóricas e que podem provocar mal estar ou desarranjos intestinais, as fibras são ideias para evitar esses problemas. Alimentos como uma salada de frutas e pratos com frutas secas são boas opções".

4) Proteínas: As proteínas possuem maior poder de saciedade comparadas aos carboidratos e gorduras. Opte sempre por frangos, soja e etc.

5) Grãos: O grão de bico e a lentinha, por exemplo, são "leguminosas muito utilizadas nas ceias. Elas são excelentes fonte de fibras e proteínas e podem ser base de pratos deliciosos".

6) Castanha: Esses alimentos são ricos em nutrientes anti-inflamatórios e antioxidantes, que "previnem doenças e eliminam substâncias nocivas que inevitavelmente ingerimos nesta época".

7) Sobremesa: Para os amantes de doces, o ideal é não abusar do açúcar em excesso. "Uma alternativa pode ser o sorvete, principalmente dos sabores de frutas, que possuem menos calorias. Lembre-se também que dezembro é uma época rica de variedades de frutas que podem e devem ser boas opções em relação às sobremesas ricas em gorduras e açúcar".

8) Invista sem medo: Abuse dasfrutas secas, como banana, maça desidratada, damasco e caju. "São alimentos que, além de serem ricos em fibras, são fontes de antioxidantes e diminuem a geração de radicais livres, evitando doenças cardiovasculares e até o envelhecimento precoce", conclui.