Saiba como equilibrar o consumo de doces durante a infância

A pediatra lista 7 dicas fundamentais para equilibrar o consumo de açúcares na infância, a quantidade que deve ser ingerida e como evitar o excesso; confira

CARAS Digital Publicado segunda 30 novembro, 2015

A pediatra lista 7 dicas fundamentais para equilibrar o consumo de açúcares na infância, a quantidade que deve ser ingerida e como evitar o excesso; confira
Saiba como equilibrar o consumo de doces durante a infância - Getty Images

Na infância, as crianças costumam comer diversos tipos de doces como chocolates, bolachas recheadas, balas e bolos.

Apesar do consumo, os pais devem ficar alertas com a dieta alimentar dos pequenos, que deve ser composta de todos os nutrientes.

De acordo com a pediatra Dra. Fernanda Ceragioli, os primeiros anos de vida determinam diversas características e hábitos futuros para uma alimentação saudável.

“A forma como os pais lidam com os filhos faz com que estimulem o hábito e o prazer por comer. Pensando que o ser humano precisa de todos os nutrientes para funcionamento adequado do organismo, os adultos devem assumir a postura de incentivar uma alimentação variada, mas sendo firmes quando necessário", explica.

Veja abaixo 7 dicas para o consumo equilibrado de açúcares na infância:

- Adote horários específicos: "Ajuste os horários das refeições. Isso auxilia os pais a incentivarem a alimentação saudável, além de facilitar o controle do tipo de alimento que deve ser ingerido. Fica mais fácil dizer que não é hora de comer doce, pois não é momento de ingerir qualquer outro alimento", afirma Fernanda.

- Utilize os horários das refeições:  Nenhum alimento deve ser proscrito da alimentação de uma criança ou considerado “vilão”. A alimentação deve ser um momento de tranquilidade e prazer. O doce pode fazer parte de um momento social, nas sobremesas ou como parte do lanche. Um pedaço de bolo caseiro de frutas, por exemplo, é saudável e pode ser utilizado no período entre refeições.

- Combine o Dia do Doce : Faça acordos e preste muita atenção nas refeições em família. Todo mundo precisa ter um prato balanceado e comer de acordo com o que é orientado pelo especialista. "Escolha junto com o seu filho um dia específico para comer a sobremesa preferida".

- Respeite os intervalos das refeições: Os pais devem evitar dar doces aos filhos fora dos horários combinados para as refeições. Deste modo, toda criança deve fazer um desjejum, lanche matinal, almoço, lanche da tarde, jantar e uma ceia e todo tipo de alimento deve ser ingerido nos horários estabelecidos.

- Para crianças de dois a cinco anos:  Pode consumir açúcares até 10% do valor energético total. Isso significa 35 gramas por dia, considerando uma dieta de 1500 Kcal. Na prática, pode ser uma colher de sopa cheia (30 g) diária, somando todos os açúcares do dia ingeridos.

- Para crianças entre seis e dez anos: Essas crianças tem necessidade energética de 1800 Kcal. Nesse caso, a quantidade recomendada de açúcares diária aumenta para, em média, 45 gramas, o que corresponde a uma e meia colher de sopa cheia.

- Oriente a criança nas festas de aniversário: Celebrações são sazonais e não é correto proibir alimentos, mas ensinar a criança a limitar o consumo, estabelecendo regras antes de chegar à festa. "Um consumo equilibrado pensando em aniversários pode ser um pedaço razoável de bolo, um copo de suco ou refrigerante, cinco tipos de salgadinhos  pequenos e cinco brigadeiros pequenos".

Último acesso: 24 Jun 2021 - 21:19:18 (269010).

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