Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Saiba como devem ser os banhos e a hidratação no frio em 10 dicas

Dermatologista explica como devemos cuidar da beleza e da saúde da pele e do cabelo nos dias em que a temperatura está mais baixa

Luiza Camargo Publicado em 05/06/2014, às 15h17 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Banhos quentes e hidratação no inverno - Shutterstock
Banhos quentes e hidratação no inverno - Shutterstock

Neste frio que tem dominado o Brasil, todo mundo quer tomar banho “pelando”, ou seja, muito quente, fator que pode danificar a saúde e beleza da pele e do cabelo. Além disso, o cuidado com o corpo nesta época do ano é diferente da do verão, já que os cremes devem ser mais ricos em ativos hidratantes. Para solucionar todas as dúvidas que as mulheres têm no inverno em relação à beleza e hidratação a dermatologista Karla Assed enumero 10 dúvidas comuns que as mulheres têm no inverno. Confira a seguir!

+ Descubra 7 mitos e verdades sobre a queda do cabelo nas mulheres

1) Banhos muito quentes e demorados podem danificar a pele? A pele tem uma camada natural de proteção, feita de água e gordura, que é retirada quando a água é muito quente. O banho morno, entre 29°C a 37°C, é agradável e não causa danos à pele. Mas o controle da temperatura da água não é tudo. Também é preciso evitar ficar debaixo do chuveiro por mais de 20 minutos.

2) E o sabonete usado no inverno: barra ou creme? O sabonete ideal é aquele que possui hidratante - substancias como: semente de uva, ureia, lactato de amônio. Usar sabonetes suaves, de glicerina ou com hidratantes, por exemplo, e nunca recorrer a buchas são outras dicas importantes. Após o banho, principalmente as pessoas com pele seca, devem aplicar hidratante. Pode ser em barra ou liquido ou até mesmo em mousse.

3) Nessa época lançamos mão dos óleos. Como eles devem ser usado antes ou depois do hidratante? O Óleo de banho serve para hidratar a pele, a melhor hora de se usar é após banho com a pele molhada, não retirar e secar a pele ainda com o óleo sobre ela. Após a pele seca usar o hidratante. Caso você queira hidratar ainda mais misture o óleo com o hidratante na hora de aplicar no corpo.

4 Esfoliação no inverno: sim ou não? A bucha vegetal retira a camada superficial da pele, removendo a oleosidade e ressecando a pele. Apesar de serem conhecidas por ajudar na esfoliação, seu efeito mais prejudica do que auxilia a beleza da pele. O ideal é fazer a esfoliação do corpo com cremes esfoliantes  e evitar o uso da bucha.   

5) Como aproveitar o banho quente para cuidar da pele? O Banho quente dilata os poros e é melhor na esfoliação da pele usando sais de banho ou com esfoliantes, a pele fica mais macia e após o banho hidratar bastante esta pele.

6) Se você toma um banho mais quente, ajuda a diminuir os malefícios tomar uma ducha fria? Ajuda, tome uma ducha de água fria rápida antes de sair do banho.

7)Quanto a hidratação, é preciso usar cremes diferentes dos do verão?  Deve ser usado produtos mais cremosos que fiquem mais tempo na pele. Se a pele ficar muito ressecada pode fazer uma misturinha, na hora de usar o produto, com óleo de amêndoas doces e o creme. Esta mistura não deixa a pele oleosa e mantém mais tempo hidratada.

8) Que ativos são mais hidratantes? Óleo de amêndoas doce, semente de uva, uréia, lactato de amônio, PCA NA, e Óleo de girassol.

9) Deve-se tomar cuidados específicos com regiões como mãos, lábios, rosto e pés? Deve-se hidratar bastante, pelo menos de 1 a 2 vezes por dia estas áreas, tanto para evitar o envelhecimento, como processos mais desagradáveis como ferida, herpes, formação de crostas.

10)  Pessoas com pele oleosa devem passar sabonete hidratante no inverno? Para as pessoas que tem pele oleosa, não se deve usar sabonete hidratante, pois a pele já se encontra oleosa e isto pode causar espinhas e deixando a pele ainda mais oleosa. É melhor usar sabonete neutro.