Saiba como cuidar da pele corretamente antes de dormir

A especialista explica o que é "sleep lines" e lista 5 rituais diários com a pele; confira

Bruna Nastas Publicado quarta 26 abril, 2017

A especialista explica o que é
Especialista revela os mitos e verdades sobre os cuidados com as sobrancelhas -> http://bit.ly/1PSKn6p - Dollar Photo Club

Antes de dormir, é importante alguns cuidados diários com a pele para ela não ficar envelhecida, desidratada e sem brilho.

A poluição, exposição ao sol e até mesmo a forma com que o travesseiro deixa marcas no rosto podem prejudicar a mesma.

Segundo a dermatologista Dra. Denise Chambarelli, do Rio de Janeiro, explica que o sono pode causar mais rugas na pele. "Dormir em uma posição confortável é essencial para repor as energias do organismo e da mente, mas se você deitar de lado e sempre numa mesma posição tende a ter uma maior incidência de rugas em algumas partes do corpo.  As chamadas "sleep lines” são rugas ou linhas decorrentes da posição que o paciente dorme durante a noite. O problema é mais comum do que você imagina".

Ela diz que essas rugas surgem, principalmente, em adultos acima de 25 anos, quando o organismo começa a perder o colágeno. "Podemos perceber que os sinais que vão do nariz ao canto da boca são geralmente assimétricos, pois algumas pessoas costumam dormir sempre do mesmo lado.

As linhas que marcam durante a noite tendem a sumir ao longo do dia. Mas, se o processo se repetir diariamente, pode levar a formação de rugas. Recomenda-se que o paciente durma com a barriga para cima, ou alternar a forma de dormir com frequência".

Confira as cinco dicas da dermatologista Dra. Tathya Taranto, de Belo Horizonte, para ter um ritual diário de cuidados com a pele:

1- Lave sempre o rosto: "Deve-se lavar o rosto com sabonete específico para o seu tipo de pele todas as noites, antes de dormir. Isso ajuda tanto na eliminação de sujeiras e impurezas da pele, como regula o ph e produção de sebo".

2- Invista na água micelar: Após a lavagem, use água micelar no rosto. Ela ajuda na "remoção dos resíduos de produtos ou maquiagens da pele, mantendo seu equilíbrio sem irritá-la. Ela tem a função de limpar, demaquilar e tonificar, tudo em um só produto, sendo um ótimo aliado para a limpeza completa da face no final do dia".

3- Hidrate a pele: A hidratação é fundamental, mesmo para as oleosas."O importante é utilizar um creme indicado para a sua pele, com a finalidade de repor a barreira cutânea perdida ao longo do dia e restaurar a maciez e viço".

4- Use antioxidantes ou ácidos: "Um tratamento a base de ácidos ou antioxidantes em veículo creme ou serum  com o objetivo de neutralizar os radicais livres e promover a renovação celular e síntese de colágeno. Com isso sua pele torna-se mais rejuvenescida, com melhora das rugas finas, manchas, textura e viço".

5- Cuide das outras regiões do corpo: Não se esqueça de hidratar os lábios, cutículas, unhas, mãos e pés antes de dormir. "Uma rotina de cuidados com essas regiões antes de dormir, utilizando cremes reparadores e hidratantes, promovem uma pele muito mais macia, jovem e bonita. Regeneradores labiais, creme à base de ureia para mãos e pés e ceras ou pomadas nutritivas para as cutículas e unhas são alguns dos cuidados que podemos ter nessas regiões ao nos deitarmos".

Último acesso: 27 Sep 2020 - 00:39:19 (288064).

TV CARAS