Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Saiba como acelerar o seu metabolismo para emagrecer mais rápido

Endocrinologista dá dicas de como melhorar o funcionamento do metabolismo

Luiza Camargo Publicado em 12/11/2015, às 12h58 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Aline Riscado, Thaila Ayala e Gabriela Pugliesi - Reprodução/Instagram
Aline Riscado, Thaila Ayala e Gabriela Pugliesi - Reprodução/Instagram

Um bom funcionamento do metabolismo é a "chave" para conseguir emagrecer mais facilmente. Ou seja, quando ele esta lento ou preguiçoso, queimamos menos calorias e demoramos mais tempo para perder peso.  A união exercícios físicos +alimentação balanceada é, obviamente, a melhor forma de fazer seu metabolismo trabalhar direitinho. Todavia, há outras maneiras de acelerá-lo ou, muitas vezes, nem sabemos que somos adeptos à práticas que pioram o seu funcionamento.

Em entrevista à CARAS digital, o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, revelou quais são as melhores técnicas e formas de acelerar o metabolismo; confira!

1) Dormir bem faz o metabolismo aumentar?

"Sim, estudos recentes relacionam a falta de sono adequado com a diminuição do metabolismo, além de poder desempenhar um papel no aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. A restrição do sono pode contribuir para o ganho de peso e aumenta o risco de diabetes. isto porque pode gerar alterações no metabolismo da glicose, ao aumento do apetite e a uma diminuição do gasto energético e metabolismo".

2) Algum suplemento alimentar auxilia realmente na aceleração do metabolismo?
"Existem suplementos termogênicos que podem auxiliar a aceleração do metabolismo, porém a ação destes não é muito diferente dos termogênicos naturais como, por exemplo, a pimenta, o gengibre e o chá verde. O uso de suplementação sem acompanhamento pode ocasionar alguns efeitos, como o aumento da pressão arterial, irritabilidade, insônia e desconfortos gástricos, por isso é melhor optar pelas opções naturais presentes nos alimentos".

3) É verdade que a pimenta e a canela são aceleradores de metabolismo?
"Sim, estes alimentos são os chamados termogênicos e atuam acelerando o metabolismo e por isso podem auxiliar na perda de peso quando são utilizados com frequência".

4) Qual o melhor tipo de exercício para acelerar metabolismo?
"Alguns tipos de lutas como o muay thai, corrida com intensidade, bicicleta e musculação aceleram o metabolismo e auxiliam na perda de peso".

5) O cortisol pode arruinar o metabolismo? Se sim, de que forma?
"O cortisol é um hormônio de grande importância para o organismo, pois ele possui a função de deixar o corpo preparado para lidar com situações de perigo. Porém, quando os níveis desse hormônio permanecem elevados por longos períodos, pode levar à resistência a insulina e a um excesso da liberação da mesma, o que facilita o ganho de peso, a perda de massa muscular e a diminuição da velocidade do metabolismo. Por isso, devemos evitar o estresse".

6) Quais hábitos são os principais vilões do bom funcionamento do metabolismo?
"Alguns fatores como a falta de sono, o consumo de álcool, o excesso de cafeína e o hábito de pular refeições . Por isso as refeições devem ser divididas de 3 em 3 horas e a noite de sono ter pelo menos 7 horas".