Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Reumatologista explica o que é lúpus, doença vivida por Selena Gomez

A reumatologista ressalta que a doença costuma aparecer com manchas na pele, queda de cabelo, febre e perda de peso

Bruna Nastas Publicado em 09/06/2016, às 10h51 - Atualizado às 10h56

Selena Gomez - Getty Images
Selena Gomez - Getty Images

Em entrevista à revista norte-americana 'Billboard', a cantora Selena Gomez revelou ter lúpus.

A reumatologista do Centro Multidisciplinar Fluminense, Giselle Maretti, explica que o lúpus é uma doença autoimune, na qual "o sistema imunológico produz anticorpos que afetam as células de alguns órgãos, como a pele, articulações, rins e pulmões".

Segundo ela, os sintomas costumam variar de acordo com os órgãos que são comprometidos. "Podem aparecer dor e inchaço nas articulações, dor no peito que piora durante a respiração, inchaço nos pés e cansaço decorrente de anemia".

O lúpus geralmente começa com manchas ne pele, queda de cabelo, febre e também perda de peso. "O tratamento baseia-se no uso de medicamentos que controlam o sistema imunológico, chamados imunossupressores", ressalta Giselle.

A doença pode aparecer em qualquer pessoa, mas é mais comum em mulheres jovens, como Selena. "Para o aparecimento da doença, deve haver a tendência hereditária (herdada geneticamente) associada a um fator desencadeante agressor ao corpo, como uma infecção por exemplo", conclui