Por que a sífilis atinge os jovens com força hoje em dia?

O descaso quanto ao uso de preservativos é um dos fatores que pode ter impactado na elevação das taxas nos últimos anos.

quinta 31 janeiro, 2019
Sífilis na Juventude
Sífilis na Juventude Estúdio CARAS

Os jovens de 15 a 24 anos estão no grupo primário de risco, por isso é tão importante o uso da camisinha feminina ou masculina em todas as relações sexuais, os testes e o tratamento adequado em tempo oportuno.

O descaso quanto ao uso de preservativos, seja em relações estáveis ou não, com penetração vaginal, anal ou apenas sexo oral é um dos fatores que pode ter impactado na elevação das taxas nos últimos anos. Ainda, a maior parte dos diagnósticos recentes foi na faixa etária entre 20 e 39 anos, ou seja, adultos jovens.

Mais Notícias

A prevenção é sempre o melhor caminho, principalmente para os jovens que estão iniciando sua vida sexual. A abordagem deve ser sem tabu, direta e leve. E como os sintomas e sinais são muito brandos e semelhantes a outras ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis), é importante que qualquer situação de risco (como fazer sexo desprotegido) seja relatada ao profissional de saúde.

Em postos do SUS (Sistema Único de Saúde), o acompanhamento do jovem pode ser feito por ginecologista, urologista, infectologista ou clínico geral. Inicialmente, o médico irá fazer uma avaliação física e levantar o histórico do paciente. Para ter certeza do diagnóstico, além do teste rápido é necessária a detecção de antígenos ou anticorpos por meio de exames de laboratório. Dessa forma o diagnóstico de sífilis é confirmado, ou não.

Diagnosticada, a sífilis tem tratamento simples e eficaz, e a cura chega a 95% dos casos, mesmo na fase terciária. Mas quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento, pode não haver danos ou danos mínimos ao organismo. Em caso de diagnóstico tardio, as complicações decorrentes da sífilis podem ser irreversíveis, mesmo se a infecção for curada.

O diagnóstico da Sífilis é rápido, feito pelo SUS, assim como o tratamento da infecção é simples. Sífilis tem cura. Teste, trate e cure!

por Estúdio CARAS
Atualizado quinta 31 janeiro, 2019 (312484) | 20/02/2019 00:49:10

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. Monica Chaves traz receita de sua vó no Bate Bola na Cozinha
  2. Fabio Benedetti fala sobre sua relação afetiva com a comida
  3. Edu Guedes fala de receita familiar no Bate Bola na Cozinha
  4. Tati Romano fala sobre sua infância no Bate Bola na Cozinha

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Tiago Leifert revela que boatos da Casa de Vidro são mentira
  2. 2 José Loreto e Débora Nascimento mantém fotos e declarações
  3. 3 Maycon é o quinto eliminado Big Brother Brasil 19
  4. 4 Marina Ruy Barbosa e José Loreto trocam beijos após polêmica
  5. 5 Viciado, Matthew Perry recebe ajuda de elenco de 'Friends'
  6. 6 Mariana Rios responde comentário sobre Marina Ruy Barbosa
  7. 7 Traiu? Tristan Thompson abre o jogo sobre Khloé Kardashian
  8. 8 Gio Lancellotti viaja para a Califórnia e mostra detalhes
  9. 9 Túlio Gadêlha deixa parte íntima em evidência e fãs brincam
  10. 10 Saiba detalhes desta noite de eliminação do Big Brother