CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Nutricionista esclarece dúvidas sobre dietas vegetarianas

A expert ensina como balancear corretamente os alimentos

Bruna Nastas Publicado em 10/09/2015, às 15h41 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dieta vegana - Shutterstock
Dieta vegana - Shutterstock

Para quem busca perder peso de maneira saudável, as dietas vegetarianas são uma ótima opção, já que trazem um resultado excelente na prevenção e também no tratamento de doenças crônico-degenerativas.

+Nutricionista lista 10 atitudes para não sair da dieta

Para entender melhor a alimentação vegetariana, a nutricionista Fernanda Marques explica melhor as divisões:

- Ovolactovegetarianos: Não consomem nenhum tipo de carne (incluindo frango, peixe ou frutos do mar), mas consomem laticínios e ovos.
- Lactovegetarianos: Além de não consumirem nenhum tipo de carne – como os ovolactovegetarianos - excluem também da alimentação os ovos.
- Vegetarianos estritos: Não consomem nenhum tipo de carne, laticínios ou ovos em sua alimentação.
- Veganos: Não têm nada de origem animal em sua vida (alimentação, vestuário, espetáculos ou qualquer outro tipo de atividade que envolva sofrimento animal é excluída da vida de uma pessoa vegana).

Apesar de não consumir produtos de origem animal, Fernanda alerta que qualquer restrição deve ser feita de maneira consciente e atenta. " Nosso organismo precisa de determinados nutrientes, como alguns aminoácidos essenciais (os quais não produzimos), através da alimentação. Muitos desses aminoácidos se encontram em produtos de origem animal em maiores quantidades, principalmente na carne. Mas podemos, sim, substituir e encontrar também estes mesmos nutrientes em outros alimentos."

O segredo para um dieta vegetariana saudável é sempre balancear os alimentos. "Se por meio de exames é identificada uma possível deficiência, podemos realizar intervenções alimentares específicas ou em determinados casos utilizar uma suplementação adequada que facilmente irá regular esta questão (o que acontece com muita frequência com a vitamina B12). Muitos vegetarianos cortam somente a carne e não se preocupam com o equilíbrio da alimentação. Muitas vezes exageram na quantidade de carboidratos ao longo do dia e consomem produtos industrializados que não são saudáveis. Por isso, não é porque a pessoa é vegetariana que ela é automaticamente saudável. O ideal é mesmo aumentar a quantidade de legumes, folhosos, frutas e inserir alguns alimentos como as oleaginosas, semente e cereais integrais variados, além dos alimentos já citados acima. É interessante ter em mente também que existem diversas técnicas dietéticas e receitas para substituirmos os produtos de origem animal", conclui.