CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Nutricionista ensina como estimular a alimentação saudável nas crianças

A nutricionista ensina 5 lanches saudáveis para as crianças; aprenda

Bruna Nastas Publicado em 13/01/2017, às 10h11 - Atualizado às 10h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nutricionista ensina como estimular a alimentação saudável nas crianças - Getty Images
Nutricionista ensina como estimular a alimentação saudável nas crianças - Getty Images

Muitos pais sentem dificuldades de fazer os filhos se alimentarem direito. Porém, a nutricionista Fernanda Marques explica que o ideal é envolver as crianças no mundo dos alimentos, convidando-as para acompanhar nas compras e também nos preparos dos pratos.

"Oferecer mais verduras e legumes diversificando o cardápio, com diferentes modos de preparo incluindo alternativas criativas e que tenham uma boa aceitação das crianças. Se a criança não gosta de determinado alimento, tente fazer em outro tipo de preparação. Exemplo: não gosta de abobrinha refogada, mas em formato de chips assado no forno ou um creme ou suflê ela pode gostar", diz.

O ideal é fazer um acordo com os pequenos, combinando de experimentar um alimento novo por semana. "Evite alimentos congelados industrializados como hambúrgueres, empanados, lasanhas e outros tipos de refeições prontas. Normalmente estes tipos de alimentos possuem um alto teor de gordura e sódio, o que pode levar a obesidade, hipertensão e aumento do risco de doenças cardiovasculares. Se for consumir, alimentos com carinha de fast-food tente fazê-lo em casa, com alternativas naturais e sempre cuidando do modo de preparo e opções grelhadas ou assadas, evitando a adição de óleos no preparo".

Além de educar o paladar, a especialista diz que é importante ter horários e uma rotina correta. "A criança deve se alimentar em lugar calmo, arejado e limpo. De preferência sentada à mesa com a família. A alimentação feita de forma rápida, com barulho e em frente à televisão contribui para ela comer muito mais que o necessário, de maneira pouco prazerosa e sem degustar devidamente os alimento".

A nutricionista lista 5 dicas de lanches saudáveis para as crianças. Confira:

1) Sorvete/frozen e picolé de frutas: 4 xícaras de morangos ou banana ou abacaxi ou manga ou polpa de coco congelados + 3 colheres de sopa de mel ou melado de cana ou agave + 1/2 xícara de iogurte natural (sem gordura ou integral) + 1 colher de sopa de suco de limão (opcional). "Podem ser acrescentados cereais como chia, linhaça, para dar uma crocância e estabilizar o índice glicêmico e alternativas como gengibre, hortelã, baunilha, para dar um sabor diferente".

2) Chips de legumes: 1 abobrinha, cenoura, batata doce ou beterraba Azeite ou óleo de coco em spray. Pincele com pincel culinário Sal temperado, ou outro tempero de sua escolha. "Pré-aqueça o forno e forre uma assadeira com papel manteiga ou papel alumínio, e borrife o óleo ou azeite. Fatie o legume em pedaços bem finos com utensílio. Espalhe as fatias pela assadeira e borrife um pouco mais de óleo de coco ou azeite. Tempere com o sal ou com os demais temperos (de sua preferência como orégano, alecrim, ervas finas). Na dúvida, deixe para temperar depois de pronto. Asse por 45 minutos. Vire as fatias dos legumes na assadeira e leve ao forno por mais 30-50 minutos ou faça na air fryer".

3) Crepioca: "Super versátil, a crepioca é a mistura de 1 ovo + 1 colher de sopa de goma de tapioca que vira um crepe saudável. Não precisa untar a frigideira porque se for antiaderente, ela não gruda. Bata os ingredientes com um garfo e coloque os temperos como sal, orégano, alecrim e pimenta do reino. Capriche no recheio e se delicie".

4) Pão de Queijo Fake (com batata doce ou baroa): 1 xícara e 1/2 de batata baroa ou batata doce cozida e amassada. 1 xícara de polvilho doce, 1 xícara de polvilho azedo, 1/4 de xícara de azeite extra-virgem, 1/2 xícara de água, 1 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de chia e 1 colher de sopa de grãos de linhaça. "Pré-aqueça o forno a 180º por 15 minutos. Misture a batata cozida com o azeite e mexa bem. Adicione a água e mexa novamente. Junte o polvilho doce e misture até formar uma massa homogênea. Acrescente o sal, a chia e a linhaça, usando as mãos para incorporá-los à massa. Leve à geladeira por 10 minutos, para que fique mais firme. Depois, faça bolinhas e disponha-as em um tabuleiro com papel manteiga. Asse por 15 minutos. Se desejar, recheie com queijo sem lactose".

5) Cookie de 2 ingredientes: 2 bananas e 1 xícara de aveia em flocos. "Misture os dois ingredientes até formar uma massa – como bananas podem ter diferentes tamanhos, talvez você tenha que acrescentar mais uma, ou um pouco mais de aveia. A ideia é não ficar nem mole demais, nem seca demais. Asse no forno a 180º graus por 15 minutos, em uma assadeira untada. Experimente untar com óleo de coco".