CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Morre a ex-primeira dama Marisa Letícia, mulher de Lula

A mulher do ex-presidente Lula estava internada desde o dia 24 de janeiro após sofrer um AVC

CARAS Digital Publicado em 03/02/2017, às 20h12 - Atualizado em 03/04/2019, às 13h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marisa Letícia - Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Marisa Letícia - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Marisa Letícia,ex-primeira dama do Brasil entre 2003 e 2010, morreu aos 66 anos nesta sexta-feira, 3, às 18h57. O velório acontecerá neste sábado, 4, e será seguido de uma cerimônia de cremação. 

Os representantes de Lula publicaram um comunicado nas redes sociais. "A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva faleceu nesta sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017, às 18:57. O velório será neste sábado (4), das 9h às 15 h, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dona Marisa Letícia se conheceram. O Sindicato fica na Rua João Basso, 231, em São Bernardo do Campo. Em seguida, haverá no Cemitério Jardim da Colina uma cerimônia de cremação reservada à família"

Ela estava internada na UTI do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 24 de janeiro após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico.

Segundo o médico cardiologista Roberto Kalil Filho, o quadro clínico da mulher deLuiz Inácio Lula da Silva -- com quem estava casada desde 1974 -- se tornou "irreversível" nas últimas 24 horas. Ela não tinha mais fluxo cerebral e respirava com a ajuda de aparelhos. A inflamação e o edema causados pelo AVC não regrediram como o desejado, a pressão intracraniana aumentou e ocorreu vasoespasmos (contrações de vasos sanguíneos) no cérebro.

Na segunda-feira, 30, os médicos haviam detectado a presença de uma trombose venosa profunda dos membros inferiores -- bloqueando o fluxo sanguíneo. Na terça-feira, 31, os médicos retiraram os sedativos que a mantinham em coma induzido, mas dona Marisa não reagiu bem e voltou a ser sedada.

Na quarta-feira, 1, o ex-presidente e seus filhos foram chamados ao hospital e passaram a noite ao lado de Marisa. Durante a manhã de quinta-feira, 2, Lula autorizou a equipe médica a realizar os protocolos para a doação dos órgãos da mulher após sofrer a morte cerebral.

"A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos", disse comunicado publicado no Facebook de Lula.