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Lanche da tarde: saiba 3 opções que engordam e 3 práticas e lights

É difícil saber qual é a melhor opção quando "bate" uma fome de tarde, durante o expediente de trabalho. Confira a seguir boas opções e outras que devem ser evitadas

Luiza Camargo Publicado em 18/11/2015, às 13h42 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Lanche da tarde - Shutterstock/Getty Images
Lanche da tarde - Shutterstock/Getty Images

Ter que tomar um lanche ou comer alguma coisa rapidamente de tarde é muito comum e saudável, já que os nutricionistas recomendam que devemos nos alimentar há cada 3 horas. Todavia, geralmente estamos no trabalho nesse horário e há poucas opções que sejam práticas, rápidas e em pequenas porções que matem a "fome" vespertina. O maior perigo é que, por falta de opção, as pessoas comam bolachas, chocolates ou alimentos muito calóricos e industrializados, que fazem mal para o organismo.

Para evitar problemas de saúde e a obesidade, onfira a seguir 3 opções de lanche que são muito calóricos e engordam e outras 3 opções práticas e saudáveis!

Evite:

Bolacha de água e sal
Rica em sódio, gordura higienizada e calorias, esses biscoitos só aparentam ser "leves" e lights". No fundo, engordam e não trazem benefícios para o corpo: " Ele tem muitas calorias, mais de 30, tanto quanto um biscoito de maizena. Além disso, é rico em carboidratos refinados. Portanto, a quantidade a ser consumida deve ser feita com moderação, pois senão o inchaço tende a aparecer", afirma  o endocrinologista Alfredo Cury.

Pão integral
Por mais que tenha fibras, o pão integral não é indicado para quem quer emagrecer. Isto porque elé rico em glúten e calorias: " Devido a um processo inflamatório que o glúten causa ao atacar as paredes do intestino delgado, a absorção de nutrientes fica mais difícil.  Se esse alimento com glúten ainda vier acompanhado de fibras, a absorção do alimento se torna mais lenta e as consequências são abdômen estufado, aumento da gordura na região abdominal e  até obesidade", revela a médica nutróloga Alice Amaral.

Barra de cereal
As barras de cereal são outras comidas que fingem ser lights e saudáveis, mas não são. Ricas em açúcar, elas são muitas vezes uma bomba calórica. Em média, elas tem 370 calorias, ou seja, não são lights. Além disso, algumas têm corantes e outros ingredientes industrializados.

Invista:

Salada de frutas ou frutas práticas, como maça, uva e banana
As frutas são ricas em fibras e antioxidantes, por isso ajudam no controle no ritmo intestinal e combate as afecções das vias respiratórias, como é o caso da maça. Elas são ricas em vitaminas, proteínas e ajudam a estimular a ação vascular. Resumindo: são ótimas para a saúde.

Alfarroba
O pó dessa vagem comestível que é original do Mediterrãneo é semelhante ao cacau- em gosto principalmente- mas é extremamente saudável. Em lojas de produtos naturais, é facilmente encontrada em sua versão em barra: " A alfarroba é conhecida como 'chocolate saudável' por ter um valor nutritivo mais alto que o do cacau e já vem sendo utilizada na indústria alimentar, farmacêutica e cosmética. Ela não contém glúten e tem alto poder antioxidante, superior ao do vinho. Além disso, é rica em fibras que agem reduzindo a assimilação do colesterol ingerido diariamente", afirma a médica nutróloga Alice Amaral.

-> Castanhas e frutas secas
Muito saudáveis, elas são ricas em fibras e em gorduras do bem e ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL). Elas também estimulam a saciedade precoce, ou seja, comendo pouca quantidade delas, você já se sente de barriga cheia.