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Instrutora de pilates de Isis Valverde fala dos benefícios dos exercícios

Mais do que manter o corpo em forma, o pilates promove fortalecimento muscular, além de melhorar a postura. Confira cinco vídeos dos exercícios de Isis Valverde e as dicas de sua instrutora

CARAS Digital Publicado em 16/10/2014, às 18h44 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Isis Valverde - Agnews/Reprodução Instagram
Isis Valverde - Agnews/Reprodução Instagram

O pilates é um dos responsáveis pelo corpo em forma da atriz Isis Valverde, que mostra sua barriga sarada na novela Boogie Oogie. Os exercícios do pilates fortalecem os músculos do corpo, principalmente o abdômen, mas podem não ser suficientes para quem deseja perder peso. A seguir, veja dicas de Flávia Coutinho, fisioterapeuta e instrutora de pilates da atriz.

- Quais são os benefícios do pilates?

O pilates promove fortalecimento muscular do corpo, dá estabilidade à coluna, deixa o abdômen mais forte, além de melhorar a flexibilidade e o equilíbrio. E não é monótono como outros exercícios.

- Quem pode praticar?

O pilates está liberado para crianças a partir dos oito anos de idade, jovens e idosos. Quem tem lesão na coluna ou hérnia de disco, por exemplo, pode aliviar as dores e fortalecer os músculos, desde que tenha liberação médica.

Quem trabalha sentado em frente a um computador ou quem carrega bolsas pesadas, inclusive crianças, podem praticar pilates para corrigir a postura e fazer as atividades diárias com a coluna bem posicionada, o que evita dores.

- Praticar pilates emagrece?

O pilates convencional emagrece, mas, para esta finalidade, o mais indicado é o anel pilates, uma modalidade que agrega movimentos de circo e exercícios funcionais aos movimentos do pilates - mas, neste caso, não são usados os aparelhos tradicionais. Para potencializar o emagrecimento do pilates convencional, vale a pena fazer também exercícios aeróbicos, como caminhada, e manter uma alimentação saudável.

- Qual é a recomendação semanal de exercícios?

Para apresentar resultados, é preciso praticar pilates duas vezes por semana, durante uma hora, no mínimo. Mas não há restrição: quem quiser, pode praticar todos os dias.