CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Horário de verão afeta rotina de exercícios e pode prejudicar o treino

Mudança no horário pode afetar o sono e a alimentação, prejudicando o desempenho do praticante de atividade física

Luiza Camargo Publicado em 13/10/2016, às 15h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Horário de verão afeta rotina de exercícios - Shutterstock
Horário de verão afeta rotina de exercícios - Shutterstock

Com o início do horário de verão, muitos praticantes de atividades físicas têmdificuldades para se adaptar, principalmente nos primeiros dias, isso porque  ele não estava acostumado a acordar ou iniciar os exercícios em um horário mais cedo. O sono e a alimentação são os mais afetados e por isso,  por isso o rendimento do treino acaba prejudicado.

“O ato de adiantar o relógio em uma hora é sentido imediatamente pelo seu corpo, que não sente fome ou sono nos horários que deveria.Nos primeiros dias, há dificuldade para acordar mais cedo, falta sono para dormir à noite e o apetite também sofre alterações”, explica a nutricionista Vanessa Gama, da Clínica Benesse.

O sono é , quase sempre, o mais afetado. Dormir menos pode trazer grandes prejuízos à malhação.

“A privação de sono pode atrapalhar a síntese dos hormônios de crescimento e do cortisol, já que ambos são produzidos enquanto estamos dormindo. O efeito? Despertar cansado, ter dificuldade de raciocínio e um grau incomum de ansiedade, interferindo na realização de tarefas do cotidiano, como treinar, por exemplo”.

Segundo o médico Rodrigo Freitas, para que não haja um impacto muito grande na rotina de exercícios, o indicado é realizar mudanças em hábitos noturnos, principalmente daqueles que realizam atividades físicas nesse período.

“O ideal é não fazer séries muito pesadas de musculação antes de dormir, já que isso pode afetar a qualidade do sono, provocando alterações de humor, sonolência e irritabilidade no dia seguinte”, alerta o médico.