CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Famosas, como Bruna Marquezine, investem na dieta vegetariana para emagrecer. Saiba se realmente faz efeito

Além de não concordarem com a violência contra os animais, estrelas como Giovanna Lancellotti, Julia Konrad e Adele cortam carne da dieta para perder peso. Nutricionistas falam dos prós e contras

Luiza Camargo Publicado em 03/12/2015, às 12h36 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruna Marquezine, Giovanna Lancellotti e Julia Konrad - Divulgação/TV Globo/Photo Rio News
Bruna Marquezine, Giovanna Lancellotti e Julia Konrad - Divulgação/TV Globo/Photo Rio News

Uma nova tendência entre as famosas é adotar o vegetarianismo, pelo menos em alguns dias da semana, para emagrecer. Algumas são vegetarianas por filosofia de vida, como Yasmin Brunet, mas há outros casos, como o de Bruna Marquezine e Giovanna Lancellotti- que além de serem contra a excessiva matança dos animais- também têm tido uma rotina livre de carnes para emagrecer.

A Luana de a Regra do Jogo afirmou recentemente que cortou 90% da carne vermelha da sua dieta e que emagreceu bastante após a mudança e se sente muito mais disposta. Já Bruna adota uma dieta vegetariana dois dias por semana e garante que perdeu peso e também se sente mais disposta. Quem percebeu os mesmos benefícios foi Julia Konrad, a Ciça de Malhação, que perdeu 4kg nos últimos meses.

A relação do vegetarianismo com o emagrecimento ainda é muito discutida na comunidade médica e entre os nutricionistas. Isto porque há nítidos benefícios em quem adere à dieta, mas há pontos negativos também.

A pessoa geralmente emagrece porque aumenta o consumo de vegetais e fibras, parceiros no aceleramento do metabolismo e são alimentos pouco calóricos.

Quando a pessoa deixa de comer carne, ela abandona a gordura saturada. Com isso, é possível evitar problemas de saúde graves como doenças cardiovasculares e elevação do colesterol ruim”, explica a nutricionista Renata Miranda, da clínica Benesse.

Porém, há um lado "obscuro" no vegetarianismo quando o assunto é perder peso. Isto porque muitas pessoas substituem a falta de carne, que é uma proteína, pelo excesso de consumo de carboidrato, o que pode fazê-la engordar. Por isso, muito cuidado.

"Acredito que o emagrecimento não está ligado á falta de ingestão de carnes, pois geralmente é uma dieta com menos gordura, mas com excesso de carboidratos. Quem adota por filosofia de vida e faz as devidas substituições ou toma algum tipo de suplemento pode até ter benefícios, mas adotar por moda ou na forma mais restritiva visando o emagrecimento não é vantajoso. Pode ocasionar o efeito sanfona pela dificuldade na hora de substituir os alimentos”, orienta o nutricionista Felipe Monnerat, da De Franco Centro de Estética.