Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Ex-gordinha, blogueira Osanita Rodrigues revela como conquistou uma barriga tanquinho aos 40 anos

Empresária e blogueira fitness, Osanita emagreceu mais de 18 kg duas vezes em sua vida: em 2007 e em 2013, aos 39 anos. Em entrevista à CARAS Digital, ela conta como conquistou o desejado corpo perfeito

Luiza Camargo Publicado em 25/09/2014, às 09h03 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Osanita Rodrigues - Divulgação
Osanita Rodrigues - Divulgação

Aos 40 anos, Osanita Rodrigues esbanja um corpo perfeito, sem celulites e com uma barriga tanquinho. Porém, engana-se quem acredita que a morena sempre foi “rata” de academia. Até 2007, ela era viciada em fast-food e refrigerante, por isso era gordinha.

Após emagrecer 20 kg e ficar anos sarada, em 2013 ela teve um novo desafio: aos 39 anos, engordou quase 19 kg e, em menos de 3 meses, perdeu quase tudo. Para contar sua história de superação e dar dicas de boa forma, ela criou o o blog "Projeto Massa Magra".

Em entrevista à CARAS Digital, a blogueira contou como foi seu processo de emagrecimento, quais foram as etapas difíceis, o que come diariamente e deu dicas para mulheres que desejam ficar em forma até 2015; confira!

-> Como é o projeto Massa Magra? Como que surgiu a ideia de criar um projeto?

O Projeto Massa Magra é um espaço que criei para, de alguma forma, ajudar outras pessoas que têm dificuldade em emagrecer. Mostro de forma simples e objetiva que sim, é possível chegar aos 40 com um corpo bacana, sem precisar fazer essas dietas malucas que quase sempre deixam as pessoas frustradas. Emagrecer e levar uma vida saudável faz bem não só para o corpo e sim para a alma. Nos faz nos sentir mais seguras.

-> Quantos kg você tinha e emagreceu 20 kg em quantos tempo? Como foi o processo de emagrecimento?

Em 2007, eu pesava 80kg - estava terminando minha pós graduação- , não praticava atividade física, me alimentava extremamente errado. Adorava comer, comer e comer...pizza, coca cola e muito fast-food. Havia acabado de sair do meu emprego e um amigo que tinha academia me convidou para montar uma loja pra vender roupas para as alunas. Eu mesmo achando estranho, aceitei. Foi aí que tudo mudou, vendo aquelas mulheres saradas decidi que ia mudar. E assim fiz, contratei um personal, fui ao nutricionista e, em 6 meses, eu pulei do manequim 46 para o 34. Pura massa magra! Não pense que fiquei flácida, não fiquei. Pela primeira vez na minha vida eu fui à praia de Maresias (Litoral norte de São Paulo) e andei de biquíni! Pode parecer uma bobagem, mas para quem nunca tinha feito isso é uma satisfação que não tem explicação. Lembro como se fosse hoje, não eram cantadas baratas, eram elogios que eu sabia serem verdadeiros! Adorei.

-> Qual foi a parte mais difícil do processo de emagrecimento?

No início,o processo foi muito complicado, principalmente a parte dos treinos. Várias vezes saía chorando e com ânsia de vomito. Eu escolhi o personal - Robert C. Moutran- que foi professor da Solange Frazão - mais concorrido e carrasco que existia. E o que ele me disse quando o contratei foi: ‘se você não se comprometer com o treino e a alimentação e não atingir as metas eu paro de dar aula pra você. É o meu nome que está em jogo’. Na hora queria mandar ele para inferno, mas hoje o agradeço por ter sido tão rígido e me mostrado que eu era capaz de conseguir o corpo que até então parecia algo impossível.

-> Você voltou à engordar em algum período?

De 2007 a 2012, eu sempre mantive o meu peso, minha alimentação foi sempre a mesma, eu praticava atividades físicas, ou seja, tudo perfeito. Em 2013 comecei a estudar em período integral, daí minha vida e minha alimentação foram por água a baixo. De janeiro a setembro engordei quase 19kg, quando me dei conta disso quase tive um ‘troço’. No dia 10 de setembro de 2013, mais uma vez resolvi mudar tudo. Estava no segundo semestre de jornalismo quando comecei a emagrecer e, em dezembro, eu já tinha emagrecido 12kg! Quando voltei de férias das aulas em fevereiro, pesava 60kg, e as minhas colegas de sala me incentivaram a criar o blog e o nome não poderia ser outro. Foi assim que surgiu o Projeto Massa Magra.

-> Como você faz para manter a forma e não viver no efeito sanfona?

Minha alimentação é regrada, mas sem exageros. Procuro eu mesma fazer a minha comida, sempre ando com as minhas marmitinhas, como muita salada, legumes, carnes brancas. Não tomo refrigerantes, frituras, massas só integral, não gosto de doces. Porém não sou daquelas que deixa de ir à uma reunião de amigos porque não pode comer nada. Esse é o lado bom de quem não faz dieta e sim reeducação alimentar. As pessoas se frustram e vivem no efeito sanfona justamente por fazer essas dietas malucas, coisa que eu não recomendo. Pra mim é impossível alguém viver a vida toda de dieta. Com a reeducação alimentar você aprende a comer adequadamente, isso faz toda a diferença.

-> Quais dicas você dá para mulheres que querem emagrecer até 2015 e não conseguem, sempre entram em dietas que não dão certo?

Para as mulheres que querem aproveitar o verão sem medo do biquíni ainda dá tempo sim. Vamos fazer uma reeducação alimentar e praticar atividade física, fazer pelo menos seis refeições em porções pequenas, tomar pelo menos 3 litros de água diariamente e, é claro, fazer alguns detox que eu particularmente adoro. No meu blog vocês encontram as receitas dos meus favoritos. Esqueçam essas dietas malucas que só vão fazer vocês ficarem frustradas, as consequências são sempre desastrosas. Você emagrece 10kg e quando para de fazer a dieta engorda muito mais...
Ser saudável é um estilo de vida, adote
!