CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Estalar os dedos e o pescoço faz mal? Saiba mitos e verdades sobre este ato comum

Médico ortopedista revela se estalar partes do corpo fazem mal para as articulações ou é apenas uma "lenda urbana"

Luiza Camargo Publicado em 08/03/2016, às 17h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mitos e verdades sobre estalar os dedos e o pescoço - Getty Images/Reproduçã Youtube
Mitos e verdades sobre estalar os dedos e o pescoço - Getty Images/Reproduçã Youtube

Estalar os dedos e o pescoço é um ato muito comum no dia a dia das pessoas, mas, na cultura popular, dizem que ele faz mal às articulações.

Estes estalidos ocorrem devido à formação de vácuo dentro da articulação, fazendo com o líquido sinovial se movimento abruptamente, o que gera o som. Este tipo de estalido, portanto, não decorre do atrito entre duas superfícies cartilaginosas ou ósseas e, portanto, não fazer mal às articulações”, explica Márcio Schiefer, médico ortopedista do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo. 

O médico revelou ainda outros mitos sobre os estalos e revelou porque muitas vezes nos sentimos mais relaxados apos estalar o pescoço ou os dedos; confira!

- Existe algum problema a longo prazo que pode ser causado pelos estalos?
"Não se sabe ao certo, mas acredita-se que não. Há suspeitas de que pessoas que estalam os dedos sejam mais suscetíveis a desenvolverem artrose (ficando com as juntas "grossas"), mas isto não foi comprovado".

Por que estalamos dedos, braços, pescoço, ombro e cotovelo?
"Em tese, todas as articulações sinoviais (isto é, aquelas envolvidas por uma cápsula articular e que contém líquido sinovial), podem gerar o ruído. Entretanto, isto é mais comum nas articulações com maior arco de movimentos. Além disso, também é mais comum em pessoas que tenham a mobilidade articular bem preservada - por isso é mais comum em jovens".

Tem gente que estala essas regiões por sentirem um incômodo que só melhora com o estalo, tem outra maneira de aliviar essa tensão?
"Muitas pessoas acabam "estalando" a articulação para aliviar uma certa tensão, algo difícil de definir. Há de se notar que muitos destes pacientes desenvolvem um tique nervoso, isto é, um vício de estalar as articulações. Algumas doenças neurológicas podem causar isto, embora na maior parte das vezes, seja apenas uma "vício", um tique. Caso a pessoa, realize o movimento muitas vezes no mesmo dia, tratamento psicológico deve ser instituído, a fim de evitar que a pessoa realize o movimento para estalar a articulação".

Essa necessidade de estalar pode ser sinal de alguma lesão?
"Não, a necessidade de estalar pode definir um estado de ansiedade. Algumas pessoas, porém, podem ter estalidos patológicos, involuntários. Em geral, os estalidos patológicos são dolorosos e denotam algum transtorno articular. Por exemplo, pacientes com artrose de joelho que tem estalidos articulares dolorosos ao subir degraus. Ou pacientes com instabilidade do ombro, nos quais o estalido doloroso denota que o ombro está saindo do lugar. Se o estalido é doloroso, procure um médico".