CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Espinhas na gravidez e na idade adulta: como tratá-las?

É comum o surgimento de acne no rosto de mulheres acima de 25 anos. Descubra quais são os motivos para que ela apareça e saiba como tratar!

Luiza Camargo Publicado em 18/06/2014, às 17h55 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Acne na idade adulta são comuns - Shutterstock
Acne na idade adulta são comuns - Shutterstock

Grandes inimigas na adolescência, as acnes estão aparecendo no rosto de mulheres adultas, geralmente perto dos 30 anos. Cada vez mais comuns, as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre esse “fenômeno” que volta a aparecer anos após a puberdade.

Segundo a dermatologista Cristiane Dal Magro, existem dois tipos de acne que podem ser detectadas na pele da mulher já em fase adulta: “Há a acne persistente da adolescência e outra com surgimento mais tardio, após os 25 anos de idade. Nestes casos, pode haver algum distúrbio hormonal associado, que deve ser sempre investigado. Devemos investigar também a presença de acne causada por cosméticos, medicamentos e fatores relacionados ao trabalho daquela paciente”.

Nas mulheres, as espinhas aparecem principalmente entre os 14 e 17 anos, geralmente na zona “T” (nariz, testa e queixo). Já quando estão mais velhas, o lugar é outro: “Na mulher adulta a acne tende a localizar-se no terço inferior da face e pescoço, locais que costumam ter excesso de oleosidade”, afirma a médica.

+ 10 celebridades que se arrependeram de terem feito cirurgia plástica

As grávidas também entram neste grupo que podem sofrer com cravos e espinhas: “A acne em gestantes é um fenômeno bastante comum, mesmo naquelas mulheres que nunca sofreram com o problema. Isso ocorre devido às alterações hormonais que a mulher atravessa nesta fase”, declara Cristiane.

Essas alterações hormonais, principais causas dessas acnes na idade adulta, podem acontecer por diversos motivos, como estresse e TPM: “o estresse pode desencadear uma maior secreção de cortisol, o hormônio produzido pela glândula suprarrenal. Por isso, ocorre um estimulo das glândulas sebáceas, que produzem maior oleosidade e o ciclo da acne se inicia. Elas também podem aparecer exclusivamente no período pré-menstrual, conhecido como TPM, sob influencia hormonal ou estresse psicológico”, diz a dermatologista.

No caso dos homens, a dermatologista afirma que o mais comum é a persistência da acne da adolescência. Todavia, todos esses casos têm solução. Um tratamento específico com um dermatologista tem resultado bons e duradouros: “O uso supervisionado de produtos adequados para cada tipo de pele, indicados por este profissional, certamente vai ajudar na manutenção de uma pele saudável e bonita”, afirma a médica.