CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Crossfit: mocinho ou vilão? Saiba quais os riscos desta atividade tão popular

Prática é saudável e apresenta ótimos resultados, mas deve ser feita com muito cuidado

Luiza Camargo Publicado em 14/04/2016, às 16h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Giovanna Antonelli e Caio Castro - Reprodução/Instagram
Giovanna Antonelli e Caio Castro - Reprodução/Instagram

O crossfit é a atividade física do momento e cada vez mais novos espaços específicos para a prática são criados em cidades de todo o país. Ele também faz sucesso com famosos como Giovanna Antonelli, Fernanda Paes Leme, Bruno Gagliasso, José Loreto, Caio Castro,Lucas Lucco entre outros.

Todavia, o crossfit não é perfeito. Sendo mal feito ou sem orientação, ele pode desenvolver lesões e até machucados sérios, além de não apresentar resultados como a pessoa deseja.

Em entrevista exclusiva à CARAS Digital, o Dr Sérgio Mauricio, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício, revelou que o crossfit é sim uma atividade saudável, mas requer muitos cuidados; confira

Quais são as principais lesões que podem acometer quem pratica Crossfit?
"Os principais locais de lesão do esporte são os joelhos, os ombros e a coluna lombar. Em geral todos têm a ver com a prática inadequada do esporte, seja pela má execução do movimento ou pelo seu excesso. A dor anterior no joelho pode decorrer da falta de alongamento ou de agachamentos mal feitos. A tendinite dos ombros provém de exercícios que elevam a mão acima do nível da cabeça. O levantamento olímpico é um movimento complexo, em que a maior parte da força é feita na coxa e tronco. Tentar realizar o exercício forçando demais os ombros pode inflamar ou até mesmo romper tendões".

A atividade tem contraindicação? Quem não pode fazer?
"Não vejo o Crossfit como um vilão, porém se trata de um esporte com alto grau de exigência, e deve ser praticado com cautela. O esporte mais tradicional do nosso país, o futebol, tem taxas de lesão mais altas por exemplo. Todos que desejam praticar a atividade devem passar por uma avaliação cardiovascular e ortopédica. É fundamental checar a presença de doenças silenciosas como hipertensão arterial, cardiopatias ou arritmias, que podem ter consequências fatais. Indivíduos com passado de lesão ortopédica devem ser avaliados quanto às restrições em seu caso. Pessoas com condromalácea patelar ou hérnias de disco, por exemplo, terão recomendações específicas em seus exercícios para minimizar as chances de uma crise. Apesar de muitas vezes banalizado, a importância do atestado médico é justamente avaliar esses riscos".

Quais são os principais cuidados na hora de escolher o local certo para praticar crossfit?
"Além dos cuidados relativos à qualquer esporte, certificar-se de que o profissional e o local são credenciados para realização da metodologia crossfit"

Quais são os exercícios do crossfit que podem ser feitos em casa?
"O esporte não deve ser praticado sem a supervisão e orientação de um profissional capacitado pela metodologia Crossfit. Trata-se de uma atividade em que o passo a passo é de fundamental importância. Primeiro o aluno deve realizar exercícios educativos, aprendendo-os de maneira correta, para então combiná-los na execução da atividade. Essa fase pode ser chata, porém é importante. Outro ponto bastante enfatizado no esporte é o alongamento e mobilidade articular, fundamentais na prevenção de lesões. O aumento gradual de carga também deve ser supervisionado. Infelizmente a grande maioria das pessoas o procura não pelo esporte em si, mas sim pela busca de um corpo esculpido (e com resultados rápidos!). Dessa forma acabam fazendo os exercícios de qualquer maneira, sem os devidos alongamentos e levando o seu corpo ao extremo. Como disse, não acho o Crossfit um vilão, mas deve-se tomar cuidado como ele é executado".