Criolipólise: conheça o tratamento estético que elimina as gorduras localizadas

A esteticista explica como funciona o tratamento que congela as gorduras indesejadas

Bruna Nastas Publicado quinta 27 agosto, 2015

A esteticista explica como funciona o tratamento que congela as gorduras indesejadas
Criolipólise: conheça o tratamento estético que elimina as gorduras localizadas - Shutterstock

A criolipólise virou febre entre as celebridades para reduzir medidas sem precisar de procedimentos cirúrgicos. O procedimento consegue eliminar aqueles pneus indesejados congelando as gorduras.

+Peeling masculino: homens aderem ao tratamento estético para eliminar manchas

A esteticista do 'Spazo By Kanmel Estetic', Candida Camelo, explica como é feito o procedimento. "A criolipólise é uma técnica que promove resfriamento não invasivo das células de gordura, induzindo a quebra desse adipócito sem causar danos aos tecidos adjacentes. Essas células de gordura são muito suscetíveis ao frio  do que a pele, os músculos e os nervos".

Ela explica que esse é um tratamento estético baseado na homeostasia corporal, um processo onde o próprio organismo, quando exposto ao frio, promove a queima de lipídeos para restituir a temperatural corporal. "A criolipólise consiste em ocasionar a morte das células de gordura através do frio. Para isso, a técnica garante a aplicação de temperaturas muito baixas (-5 a – 11°C) sobre a superfície da pele, as quais levam ao congelamento da gordura que se cristaliza, mudando sua forma espacial, e passa não ser mais reconhecida pelo organismo, que vai elimina-lá através de uma resposta inflamatória controlada. A técnica garante a destruição seletiva do tecido adiposo subcutâneo, uma vez que, a maior sensibilidade do tecido ao frio garante que seu congelamento ocorra sem que sejam gerados danos aos tecidos adjacentes, como o epitelial e o músculo", diz Candida.

Além dos famosos pneuzinhos, a criolipólise também pode tratar outra áreas. "O equipamento contem ponteiras adequadas para todas as regiões de acúmulo de gordura. São indicadas de 1 a 2 sessões com intervalos mínimos de 3 meses e máximo de 3 sessões por ano. Tendo a duração de uma hora por área tratada, cada ponteira abrange, em média, uma região de 20 cm quadrados e os primeiros resultados aparecem entre 2 e 6 semanas após a aplicação, sendo que a gordura continua a ser eliminada por até três meses, dependendo do organismo de cada paciente. A redução esperada da quantidade de gordura é de 22% a 30% por área tratada", afirma a esteticista.

Candida alerta que pessoas obesas, com diabetes, doenças metabólicas, síndrome metabólica, pacientes com hérnia no local, gestantes, alta sensibilidade ao frio, urticária devem evitar o tratamento.

Último acesso: 21 Oct 2021 - 17:41:09 (265547).

Leia também

TV CARAS