Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Crepioca: delícia que mistura ovo e tapioca ajuda a emagrecer e a ficar sarado; confira!

Médica nutróloga fala sobre os benefícios e dá uma receita deste alimento que conquistou os adeptos de uma vida saudável e fitness

Luiza Camargo Publicado em 18/03/2015, às 12h14 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Crepioca - Shutterstock
Crepioca - Shutterstock

Você já ouviu falar da crepioca? Esta receita que mistura a farinha de  tapioca com ovo ou leite se transformou na nova queridinha das dietas, pois é mais eficiente que a tapioca para emagrecer e estimula o aumento de massa magra no corpo. Além disso, por ser mais consistente, ela sacia a fome rapidamente.

Em entrevista à CARAS Digital, a Dra. Alice Amaral, médica especialista em Nutrologia e Medicina do Exercício e Esporte pela Associação Médica Brasileira, revelou quais são os benefícios e perigos deste alimento, suas calorias e uma receita especial para você aprender a fazer em casa; confira!

1- Quais são os benefícios deste tipo de alimento?

O ovo é um alimento extremamente rico. Pesquisas recentes apontam que ele é capaz de diminuir os níveis de ansiedade, o que facilita o controle alimentar e o emagrecimento. A clara é rica em leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para a gordura. Ele também é uma excelente fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina, substância que está associada à sensação de bem-estar.

Rico em proteínas de alto valor biológico e em aminoácidos essenciais, torna a digestão mais lenta, o que gera aumento da saciedade. Graças a PQQ (Pirrolo Quinonina Quinona), a gema do ovo é benéfica para o crescimento e desenvolvimento corporal. A gema também contém gorduras monoinsaturadas e ômega 3, auxiliares no controle glicêmico, evitando picos de insulina, que disparam o apetite e favorecem o depósito de gorduras.

Já a tapioca é rica em vitamina K, ferro e cálcio, importantes para proteção e desenvolvimento ósseo. É rica em fibras, facilitando o processo digestório e é uma fonte de carboidrato, que dá energia, além de dar saciedade, ajudando nos tratamentos de emagrecimento e contribuindo para o ganho de massa muscular.

2- Há um lado ruim no consumo?

A mandioca é um excelente alimento, porém deve ser bem preparada porque produz cianeto, que é maléfico para saúde humana. A atenção no preparo também deve ser redobrada, caso a pessoa queira acrescentar algum tipo de gordura.

Nesse caso, a gordura indicada deve ser a gordura de coco, apesar de ser desnecessário o seu uso. A tapioca também tem um valor calórico elevado e seu consumo deve ser feito com moderação, dentro de uma dieta bem orientada por um especialista.

3- Quando deve ser consumido?

Contém carboidrato e por conta disso pode ser ingerida uma hora antes do treino para produção de energia. Por conter proteína, deve ser ingerida nos trinta minutos após o término do exercício, pois ajuda no ganho de massa muscular. Desta forma, pode ser consumida antes ou após o exercício.

4- Quantas calorias possui esta refeição?

A quantidade de calorias vai depender muito do recheio da crepioca. Lembrando que uma colher de sopa de tapioca tem 35 calorias, em média.

5- A preparação é simples? Poderia dar uma receita?

Sim. É muito fácil de fazer. A seguir uma receita bastante nutritiva.

Crepioca ao molho pesto (aproximadamente 286 kcal)

Ingredientes
1 ovo (65 kcal)
1 clara (14 kcal)
2 colheres de sopa de farinha de tapioca peneirada (70 kcal)
Um molho de manjericão (1,3 kcal)
1 colher de sopa de azeite extravirgem (108 kcal)
1 castanha do Pará (27 kcal)
1 pimenta pequena (0,35 kcal)
1 Pitada de sal

Modo de preparo
1)Misture bem o ovo e uma clara com a farinha de tapioca até formar uma massa. Coloque em uma frigideira antiaderente, em fogo baixo, e deixe dourar dos dois lados.Bata no processador 2)as folhas do manjericão com o azeite e a castanha do Pará e a pimenta. Recheie a crepioca e sirva.
3)Ou então, prepare a crepioca misturando um ovo para cada colher de sopa de tapioca. Leve na frigideira até assar. Recheie a gosto. Pode ser banana com canela, frango desfiado, carne moída ou atum.