CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Clean eating: conheça a dieta que não conta calorias e prioriza alimentos "limpos" e orgânicos

Seguida por famosas como Chrissy Teigen, a dieta não é muito restritiva, mas prefere alimentos orgânicos, integrais e gorduras boas

Luiza Camargo Publicado em 08/08/2016, às 11h52 - Atualizado às 12h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Clean eating: conheça a dieta que não conta calorias - Getty Images
Clean eating: conheça a dieta que não conta calorias - Getty Images

Uma nova "corrente" de alimentação saudável vem conquistando mais adeptos nos Estados Unidos e no Brasil, e não é necessariamente uma dieta. Ela se chama "clean eating" e significa estar ligado ao que consumimos.

“Cada vez devemos ter consciência do que colocamos no prato, e dar preferência para alimentos orgânicos e não industrializados e refinados, essa é a base do clean eating”, explica Helton Finocchio, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa.

A ideia da "dieta" não tem ligação com calorias, já que o que importa de fato é o que está colocando nos alimentos e a origem deles, já que é uma alimentação "limpa".

"Clean eating é uma forma de comer mais alimentos saudáveis tendo várias opções em cada grupos de alimentos e comer menos possível de alimentos não saudáveis. Isso significa ter no prato alimentos como legumes, frutas, grãos integrais, proteínas saudáveis e gorduras boas", informa o expert.

Para ele, a clean eating é mais interessante e gostosa de se seguir que uma dieta restritiva, principalmente pela maior quantidade de opções.

"A diferença é que a dieta restrita muita das vezes é monótona e tem um tempo para iniciar e tempo para acabar, já a clean eating ( comer limpo ) é excluir alimentos como grãos refinados, açucares e sal refinado, tudo que passa por processos de refinamento ou por mudanças na constituição alimentar não são inclusos, só entram alimentos que são preservados no seu estado mais natural ", comenta Helton.