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Circuitos: saiba tudo sobre o treino que alterna musculação e aeróbico e deixa o corpo em forma

Claudia Leitte, Eliana, Ivete Sangalo e Sabrina Sato são fãs desta técnica que é dinâmica e seca os quilos a mais em poucas semanas

Luiza Camargo Publicado em 07/11/2013, às 19h05 - Atualizado em 19/03/2020, às 13h20

Famosas que são fãs de circuitos - Divulgação/AgNews
Famosas que são fãs de circuitos - Divulgação/AgNews

Quer saber como Claudia Leitte, Eliana, Sabrina Sato, Ivete Sangalo e outras famosas conquistaram seus corpos perfeitos e sarados? Com os treinos intervalados!

Esta técnica, que também é conhecida como ‘circuito’, mistura exercícios de musculação com aeróbicos, em aulas que duram entre 40 minutos até uma hora. O princípio deste treino consiste em alternar atividades de alta intensidade (aeróbicos) com os de baixa (força) sem intervalos para descanso.

Os circuitos têm feito cada vez mais sucesso, pois são dinâmicos e ativos e fogem da “chatice” e demora da musculação tradicional, que muitas vezes é abandona por seus adeptos por ser monótono. O melhor de tudo é que eles são ótimos para queimar calorias.

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O gasto calórico vai depender do nível de condicionamento do praticante, podendo gastar entre 300 a 500kcal em aulas de 40 minutos. Os resultados podem começar a aparecer a partir de 3 a 4 semanas de treinamento, sendo significativos a partir de cerca de 6 a 8 semanas”, afirma a educadora física Camila Cirilo Chiacchio, professora da Edge Life Sports, academia de São Paulo.

Os benefícios para a saúde também são muitos para os adeptos dos treinos intervalados.

Eles ajudam na redução da gordura corporal sem perda de massa muscular, melhora o condicionamento físico, dá mais disposição, melhora a qualidade de sono, diminui o stress e a ansiedade, além de minimizar os riscos de doenças como diabetes, colesterol e hipertensão”, declara a personal trainer.

Mas, um sedentário não pode começar a fazê-los de um dia para o outro. É preciso já ser praticante de alguma atividade física.

O circuito pode ser realizado por qualquer pessoa que já tenha uma vivência mínima de um mês, em média, com adaptação aeróbia e de fortalecimento muscular. Como esse método de treinamento é de alta intensidade, com curtos intervalos de recuperação de frequência cardíaca, é contra indicado para hipertensos e cardiopatas, já que eles precisam controlar a frequência com intervalos de descanso prolongados”, afirma a especialista.

A técnica é recomendada também para pessoas que têm pouco tempo para se dedicar às atividades físicas, já que em apenas uma hora, já conseguimos fortalecer todas as partes do corpo e ainda queimar calorias.

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