Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Chás do inverno: saiba quais emagrecem e fazem bem para a saúde

Dente-de-leão, hibisco e verde são boas apostas para as temperaturas mais frias

Luiza Camargo Publicado em 08/06/2016, às 11h24 - Atualizado às 11h40

Chás do inverno: saiba quais emagrecem - Divulgação
Chás do inverno: saiba quais emagrecem - Divulgação

No frio do inverno, tomar um chá quente e gostoso é um hábito delicioso e que faz bem para saúde. Chás ótimos para a estação como o verde, de hibisco e de dente- de- leão emagrecem, ajudam a desinchar e fazem bem para a saúde.

“A maior parte dos chás tem como propriedade terapêutica algo que possa agir diretamente na perda de peso atuando na eliminação de toxinas e consequentemente maior a mobilização de gorduras ou indiretamente como auxílio na indução do sono, redução do estresse que também atrapalham o emagrecimento”, explica Andrea Santa Rosa Garcia, membro do Centro Brasileiro de Nutricional Funcional.

Em entrevista à CARAS Digital, ela falou dos benefícos estéticos e para a saúde dos 3; confira!

 Chá dente- de- leão
Quais são os principais benefícios do chá de dente- de- leão? O dente de leão é considerado um alimento cheio de nutrientes essenciais, pois é fonte de minerais e fornece uma variedade de fitonutrientes que possuem ação antioxidante e dão o suporte necessário para a limpeza do trato digestivo. Ele realmente ajuda a emagrecer? Por quê? Por auxiliar na limpeza do trato digestivo, ele ajuda o intestino e ao fígado a eliminar toxinas retidas.

Faz bem à saúde? Por estarmos o tempo todo expostos a toxinas vindas tanto de agentes externos como poluição do ar, fumaça dos carros, conservantes, edulcorantes e etc. Nosso órgãos alvo de detoxificação, intestino e fígado precisam de fitoquimicos que os ajudem a eliminar essas toxinas. Alguns chás além do dente de leão possuem essa propriedade, como cavalinha, chapéu de couro, hibiscos. É preciso apenas ter cuidado com quem irá ingerir estes chás pois eles possuem algumas contra indicações.

Como deve ser o preparo? Deixar a erva desidratada por 3 minutos em infusão na água quente e não fervida. Há alguma contraindicação? Gestantes, hipertensos e quem possui glaucoma.

Chá verde
Quais são os principais benefícios do chá verde? O consumo regular de chá verde oferece diversos efeitos protetores ao organismo, devido a redução do processo inflamatório de uma maneira geral, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, além de poder auxiliar na perda de peso (devido ao seu efeito termogênico comprovado), quando associado a outras mudanças na alimentação e hábitos de vida.

Como deve ser o consumo? Os estudos indicam que o consumo ideal de chá verde para garantir os benefícios das catequinas é de 4-5 xícaras ao dia.

Qual deve ser a frequência e quantidade de consumo para que o chá auxilie no emagrecimento? 4-5 xícaras dechá/dia; da própria erva camélia sinensis.

Há alguma contraindicação? Por quê? Gestação por ser um risco de aborto e pressão alta, por conter a cafeína pode colaborar para aumentar ainda mais a pressão. Ele deve ser tomado até às 16hs da tarde por aqueles que possuem insônia. Também contra indicado em casos de gastrite e úlcera crônica, o teor de cafeína pode irritar a mucosa gástrica. 

Chá de hibisco
Quais são os principais benefícios do chá de hibisco? O Hibiscus usado no chá é o Hibiscus sabdariffa. O Hibiscus sabdariffa possui possuindo propriedades diuréticas, digestivas e calmante colaborando para o equilíbrio orgânico. Por ser rica em flavonóides e ácido ascórbico, o hibiscus atua como antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento.

Como ele deve ser consumido? A melhor forma de consume é o chá feito da flor de hibiscos desidratada, é encontrada em lojas de produto natural. Deixar em infusão com a água quente por 3 minutos. A ingestão diária irá variar de acordo com as necessidades de cada um. De uma forma geral, 2 xícaras de chá ao dia já é um bom começo..

 Há alguma contraindicação? Por quê? Estudos recentes apontam que ele pode atrapalhar na fertilidade da mulher pela ação de fito estrógenos.  Além de gestantes.