Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Automassagem: veja sequência de movimentos para aliviar tendinite e dores de cabeça e pescoço

Aprenda a amenizar dores de cabeça ou no pescoço e tendinite nos braços, antebraços e mãos com movimentos práticos que duram, em média, 30 segundos

CARAS Digital Publicado em 05/09/2014, às 15h15 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Massagem - Shutterstock
Massagem - Shutterstock

Dor não escolher hora para aparecer. E para combatê-la e manter-se bem é preciso ter alternativas que vão além dos remédios tradicionais. Convidamos Rodrigo Guedes Boer, docente de saúde e bem-estar do Senac Osasco, para ensinar o passo a passo de movimentos que podem aliviar dores de cabeça e no pescoço, além de tendinite nos braços e nas mãos. Confira!

Dor de cabeça

1. Com os dedos indicador e polegar, pressione a parte superior do maxilar durante 20 segundos. 

2. Coloque a ponta do polegar na sobrancelha, no canto interno - próximo ao nariz, e empurre para baixo durante 30 segundos. 

3. Coloque os dedos indicadores e os médios nas têmporas e faça movimentos circulares durante 30 segundos.

4. Entre o polegar e o dedo indicador existe um ponto chamado Ig4 - que a pele que fica entre os dois dedos -, segure-o durante 30 segundos. 

Dor no pescoço

1. Faça movimentos dedilhados a partir do osso occipital - que fica na parte traseira inferior da cabeça - até o pescoço - na região mais próxima aos ombros. Repita a sequência durante 30 segundos, para soltar a musculatura.

2. Depois, na mesma região, faça movimentos de 'pinça' e aperte e solte a musculatura.

3. Do centro do pescoço até os ombros, use os dedos indicador, médio, anelar e mínimo para apertar a região. A ideia é apertar e deslizar os dedos. 

4. O ponto Ig4 - que fica entre os dedos polegar e anelar - também ajuda a alivar dores no pescoço. Aqui, a indicação é apertá-lo durante 30 segundos. 

Tendinite de braço e antebraço

1. Em toda a área dolorida, use os dedos indicador e anelar para apertar, durante 10 segundos, a musculatura. Faça os movimentos de 'aperta e solta' em todo o braço dolorido para melhorar a circulação sanguínea e amenizar a inflamação que provoca a tendinite.

2. Repita os movimentos de 'aperta e solta' desde o início do ombro até o final do braço.

3. Passe um dos braços na frente do corpo até alcançar o outro, encaixe a mão - polegar na parte superior e os quatro dedos restantes na parte inferior - e aperte a musculatura.

Tendinite de mão

1. Com o polegar, aperte toda a região dolorida, que vai do pulso até a mão. 

2. Movimente o pulso fazendo um número oito no ar.

3. Coloque as mãos na parede e afaste o corpo para trás. Mantenha-se na posição por 30 segundos.

4. Abra e feche as mãos três vezes.