Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Auriculoterapia auxilia no emagrecimento; conheça a técnica

A auriculoterapia estimula pontos na orelha que ajudam a acelerar o processo de emagrecimento

Bruna Nastas Publicado em 07/07/2017, às 10h10

Para Michelle Bridges, treinadora do reality show 'The Biggest Loser', o processo de emagrecimento é mais eficaz para quem malha diariamente - Shutterstock
Para Michelle Bridges, treinadora do reality show 'The Biggest Loser', o processo de emagrecimento é mais eficaz para quem malha diariamente - Shutterstock

A auriculoterapia é uma ótima alternativa para quem busca emagrecer. Junto com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, ela ajuda a melhorar na perda de peso.

O fisioterapeuta Sandro Raad explica que "a auriculoterapia busca reequilibrar as energias do corpo através de estimulação com agulhas e sementes de mostarda trabalhando pontos específicos na orelha. Nessa perspectiva, dois pontos principais são levados em consideração no tratamento para acelerar o processo de emagrecimento. Um deles é a ansiedade, que pode ser causadora de dores de cabeça, vícios, distúrbios digestivos, entre outros".

Segundo ele, pessoas ansiosas transferem suas aflições nos alimentos e acabam comendo de forma desmedida. "Vale lembrar que a auriculoterapia é complementar e não faz milagres. É preciso dedicação e esforço da pessoa que busca emagrecer estabelecendo uma dieta específica ditada por um nutricionista e praticando atividades físicas regularmente".

A primeira sessão se inicia com uma entrevista, onde "o terapeuta identifica as necessidades do paciente e mapeia as áreas que devem ser estimuladas. Após a avaliação, o profissional poderá usar microagulhas ou sementes de mostarda para aplicar nos pontos devidos da orelha. Se forem usadas as sementes, elas permanecerão na orelha durante cinco dias. Durante o período o próprio paciente pressionará os pontos estimulando-os. Ao completar o tempo previsto, a própria pessoa retira as sementes".

O número de sessões pode variar de paciente para paciente, dependendo de quantos quilos a pessoa pretende perder. "A dedicação dele seguindo as orientações do terapeuta irá fazer com que o tratamento siga mais rápido ou devagar. Não adianta colocar as agulhas e o paciente não executar os exercícios físicos. Então tudo vai depender do esforço e dedicação da pessoa. No entanto, outro ponto que pode ser estimulado através da técnica é aplicar a semente na área específica da orelha para tratar insônia, aumentar a energia, desânimo e qualquer indicador que possa influenciar negativamente nos resultados".