Alfarroba tem gosto de chocolate, não engorda e faz bem para a saúde

quinta 9 abril, 2015
Alfarroba
Alfarroba Shutterstock


Médica nutróloga fala dos benefícios desta vagem que é saborosa e pode ajudar os viciados em chocolate que desejam emagrecer

Você já ouviu falar da alfarroba? Ela é uma vagem comestível semelhante ao feijão, mas é nativa da costa do Mar Mediterrâneo. A polpa da vagem, quando torrada e moída, vira um pó ou farinha que substitui o cacau - na aparência, no sabor e na textura. Por isso, ela se tornou um fenômeno dos seguidores de uma dieta saudável, por ser tão gostosa como o chocolate, mas tem vários benefícios para a saúde e é pouco calórica. 

Em entrevista à CARAS Digital, a Dra. Alice Amaral, médica especialista em Nutrologia e Medicina do Exercício e Esporte, falou sobre os benefícios da alfarroba, como ela é mais nutritiva do que o chocolate e como consumi-lá no dia a dia; confira!

1) A alfarroba pode, de fato, substituir o chocolate? Se sim, por quê?

A alfarroba é conhecida como “chocolate saudável” por ter um valor nutritivo mais alto que o do cacau e já vem sendo utilizada na indústria alimentar, farmacêutica e cosmética. Ela não contém glúten e tem alto poder antioxidante, superior ao do vinho. Além disso, é rica em fibras que agem reduzindo a assimilação do colesterol ingerido diariamente.

2- Qual a diferença nutricional entre o cacau e o alfarroba (% de gordura, açúcar, calorias...)? Um é mais indicado que o outro?

Baseados em 20 gramas do pó, a diferença nutricional entre a alfarroba e o cacau é:

Alfarroba – 0,7% de gordura / Cacau – 23% de gordura
Alfarroba – 80 Kcal (valor energético) / Cacau – 180 Kcal (valor energético)
Alfarroba – 17,8g de carboidratos / Cacau – 5,6g de carboidratos
Alfarroba – 0g proteína / Cacau – 5g de proteína
Alfarroba – 0g gordura / Cacau – 2,2g de gordura
Alfarroba – 1,2g de fibras / Cacau – 0g de fibras
Alfarroba – 0g de sódio / Cacau – 12mg de sódio

O cacau possui 23% de gordura e 5% de açúcar e a alfarroba possui somente 0,7% de gordura, mas possui mais açúcar, 45%. Apesar de possuir mais açúcar, seu valor calórico é baixo devido à alta quantidade de fibras naturais e da pouca gordura. Seus níveis de potássio e sódio são balanceados e não possui agentes estimulantes como a cafeína e a teobromina, diferentemente do cacau.

3- Quais os componentes nutricionais encontramos no alfarroba?

É rica em vitaminas do complexo B (B1 e B2), vitamina A, magnésio, ferro e cálcio.

4- Quais são as principais vantagens do alfarroba à saúde?

- As fibras encontradas na alfarroba possuem o dobro de poder de redução do colesterol do sangue. Essas fibras também agem na microbiota intestinal protegendo a mucosa do intestino;

- Possui menor valor calórico que o cacau;

- Tem alto poder antioxidante por ser rica em polifenóis, protegendo contra doenças degenerativas e desacelerando o envelhecimento celular;

- As vitaminas B1 e B2 auxiliam a metabolização de gordura, carboidrato e proteína, além de proteger o cérebro, o coração e os músculos;

- A vitamina A tem como função melhorar o aspecto da pele, cabelo e unhas e de proteger a visão;

- O cálcio e o magnésio juntos melhoram a mobilidade muscular, sendo bastante interessante para quem faz atividade física.

5- Quais são os benefícios para quem troca o chocolate do dia a dia, por este fruto?

Consumir um ingrediente menos calórico, sem substâncias estimulantes e alergênicas, como a cafeína e a teobromina, e com alta quantidade de fibras, que atuam diretamente no controle lipídico.

6- Existe alguma restrição para o consumo dele?

Até hoje, os estudos não apontaram nenhuma contra indicação ao consumo da alfarroba, mas seu consumo deve ser moderado e devidamente orientado por um médico ou nutricionista - que deverá incluí-lo em sua reeducação alimentar.

7- Existe alguma indicação de como deve ser consumido?

Ele pode ser consumido em barrinhas e acrescentado a receitas, substituindo o cacau ou o chocolate em pó.

 

por Luiza Camargo
Atualizado sexta 10 maio, 2019 (260319)

Mais conteúdo sobre:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Grupo vencedor garantirá imunidade enquanto os outros ficarão na mira do paredão; Entenda! Big Brother Brasil 20 começa com prova de imunidade
  2. 2 Casa de vidro e paredão diferente agitarão BBB 20
  3. 3 Filha de Heloisa Perissé surge beijando namorado famoso
  4. 4 Privilégios do grupo Camarote no BBB 20 irritam web
  5. 5 Tatá Werneck assistirá 'Lady Night' em licença-maternidade