Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Alergista explica como cuidar da saúde no inverno

O imunologista e alergista alerta para os cuidados com a pele, alimentação e higienização

Bruna Nastas Publicado em 03/06/2016, às 10h11 - Atualizado às 10h25

Pele seca - Shutterstock
Pele seca - Shutterstock

Com a queda de temperatura e a chegada do tempo frio, é importante um cuidado redobrado com a saúde, já que as alergias acabam se tornando cada vez mais comuns. O imunologista e alergista do 'Centro Multidisciplinar Fluminense', Renato Clapp, alerta para alguns cuidados.

"Alimentação adequada com ingestão de frutas e legumes e muito líquido são fundamentais nesta época", diz ele que alerta que consumir pouco líquido nessa época pode causar desidratação.

O especialista diz para os cuidados com a pele, que acaba ficando mais ressecada, "Caso de dermatite atópica (erupções que provocam formações de crostas) são também comuns nessa época do ano. Dermatite seborréica (caspa) e psoríase são também comuns. São necessários, portanto, cuidados com a saúde nesta época do ano com finalidade de evitar surgimento de doenças ou mesmo infecções indesejadas".

O protetor solar também não deve ser deixado de lado, "Em dias frios e ensolarados, ocorre o aumento do risco de ação dos raios solares sobre a pele".

Outro fator importante é a higienização das roupas que acabam ficando guardadas no armário. "Com a diminuição da temperatura a necessidade de utilização de roupas mais adequadas ao frio obriga as pessoas retirá-las de armários onde ficaram armazenadas durante muito tempo, sem levar em consideração que as mesmas devem ser lavadas e higienizadas antes de sua utilização", conclui Renato.