CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Veja 5 hábitos comuns que deixam os pelos encravados e saiba como evitá-los

Dermatologista revela os fatores que estimulam o nascimento de pelos encravados e dá dicas para amenizá-los

Luiza Camargo Publicado em 09/03/2016, às 10h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Depilação em excesso pode trazer danos para a pele - Shutterstock
Depilação em excesso pode trazer danos para a pele - Shutterstock

Ter um pelo encravado é um pesadelo. Além de serem dolorosos, eles deixam a pele feia, inflamada e irritada. Porém, muitas vezes, são alguns hábitos comuns do nosso dia a dia que estimulam seu aparecimento. Em entrevista à CARAS Digital, Murilo Drummond, dermatologista do Rio de Janeiro,  revelou quais são os principais motivos que deixam deixa os pelos encravados; confira!

1) Uso da cera
"Depilar o corpo com cera quente não deixa o pelo mais fraco, e sim mais agredido e muitas vezes fragmentado.  Uma boa alternativa é a esfoliação da pele. Mas tem que ser feita com cuidado e não muito frequente para evitar outros danos".

2) Uso da lâmina
"Raspar os pelos com a lâmina exige atenção. Para não encravar, você deve depilar no sentido de crescimento do pelo. Existe essa impressão de que raspar os pelos com lâmina faz com que eles encravem mais, muitas vezes por uma leve irritação na pele".

3) Roupas apertadas
"Usar roupas justas e apertadas faz com que os pelos encravem com maior facilidade. O que pode desencadear é o atrito, principalmente da calça jeans, além de roupas íntimas de tecidos sintéticos. O ideal é usar puro algodão.

4) Período menstrual
"É mito dizer que os pelos encravam mais na época da menstruação. Parece que foram causados nesse período, mas, provavelmente, já existiam pequenos cistos que poderiam conter pelos encravados e, nessa data, são estimulados a crescer pelos hormônios".

5) Hidratação
"Dependendo do caso, hidratar pouco a pele faz com que os pelos encravem com maior frequência. A pele seca precisa ser mais hidratada, porque diminui a agressão de fatores externos como roupas, vento, etc. Já a pele oleosa precisa de cremes adequados".

Como evitar os pelos encravados:

Esfoliação
"Fazer esfoliação evita, em parte, o encravamento dos pelos. Isso porque esse procedimento ajuda a eliminar as impurezas que entopem os poros".

Higienização
"A pele precisa ser bem lavada antes e após a depilação. Além disso, é indicado o uso de alguns medicamentos dermatológicos anti-inflamatórios indicados para cada caso, que ajudam a evitar a inflamação causada pelo traumatismo da retirada dos pelos".